Multa de mentirinha para incentivar carona

O Estado de S.Paulo - Quinta-feira, 29 de maio de 2008

qui, 29/05/2008 - 15h33 | Do Portal do Governo

O Estado de S.Paulo

Conscientizar os motoristas sobre o uso da carona como forma de reduzir o número de veículos nas ruas e, conseqüentemente, os altos níveis de poluição. Esse foi o objetivo da Secretaria de Estado do Meio Ambiente ao realizar ontem o Mutirão da Carona na Grande São Paulo, Baixada Santista e Campinas.

Na capital, das 6h30 às 13 horas, funcionários da secretaria e voluntários estiveram em oito cruzamentos movimentados para distribuir adesivos e folhetos. Quem estava sozinho no carro recebeu uma multa – de brincadeira. Quem levava outras pessoas recebeu adesivos de incentivo.

“A maior parte da população recebeu bem (a multa fictícia). Algumas pessoas até pediram o material para divulgar no trabalho”, disse Ana Sílvia Guiotti, que coordenou o mutirão na esquina da Avenida Brasil com a Rebouças. Naquele local, a maioria dos veículos – Ana Sílvia estima que de 70% a 80% deles – passava apenas com o motorista. O secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano disse que o mutirão é “uma semente plantada”.

“Para funcionar, a carona depende de uma mudança de hábito do cidadão”, afirmou Ana Sílvia.

Cerca de 90 empresas participaram do projeto, na divulgação ou incentivando os funcionários a praticarem a chamada “carona solidária”.