São Paulo e França devem intensificar acordos de cooperação técnica

Começa em junho rodada de negociações entre setores similares da economia do Brasil e da França

sex, 06/04/2001 - 17h58 | Do Portal do Governo


Começa em junho rodada de negociações entre
setores similares da economia do Brasil e da França

O Estado de São Paulo e a França devem intensificar a cooperação técnica na área de Transportes Metropolitanos. Esse foi um dos assuntos discutidos na reunião de trabalho do governador Geraldo Alckmin com o primeiro-ministro da França, Lionel Jospin, na tarde desta sexta-feira, dia 6. No encontro, também foram abordadas a questão de novos investimentos franceses no Estado de São Paulo e a comercialização de produtos paulistas na União Européia. De acordo com o governador, o investimento francês no Estado tem sido crescente. “A França, há cinco anos, era o sexto investidor e hoje é o terceiro, depois dos Estados Unidos e da Espanha”, informou.

De acordo com Alckmin, o primeiro-ministro se colocou à disposição para uma cooperação técnica da RATP, empresa francesa de transportes de trens, com o Metrô paulista. “Depois, essa colaboração técnica pode caminhar para outros investimentos, aí sim privados, na área de ampliação do sistema de transportes sobre trilhos”, afirmou.

O Governo do Estado mostrou interesse em intensificar os negócios com a França. O secretário da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, José Aníbal, informou que está sendo programada para os meses de junho e julho uma rodada de negociações entre representantes de setores similares dos dois países. A idéia, segundo ele, é estabelecer novas parcerias e ampliar o mercado. “Queremos buscar não só o investimento no Brasil, mas o comércio dos nossos produtos na França, como couro, calçados, têxteis, moda, entre outros”, ressaltou.

“O Brasil é um parceiro do futuro. Nós consideramos o País um parceiro formidável”, afirmou Jospin. Apesar da instabilidade da economia Argentina, o primeiro-ministro francês demonstrou confiança no Brasil e no Mercosul.

Sobre as relações bilaterais do setor agrícola, o secretário de Agricultura e Abastecimento, João Carlos de Souza Meirelles, defendeu na reunião a maior abertura do mercado europeu aos produtos paulistas. O primeiro-ministro francês reconheceu a pujança agrícola do Estado, mas colocou que lhe parece justa a defesa dos interesses franceses nesta área.

Lionel Jospin chegou ao Palácio dos Bandeirantes por volta das 14 horas, acompanhado da delegação de ministros e empresários. Foi recebido pelo governador
Geraldo Alckmin e pelo embaixador do Brasil na França, Marcos Azambuja, na entrada do Hall Nobre. Após uma rápida apresentação, os dois tiveram um encontro reservado, no Gabinete do governador, antes da reunião de trabalho, no Salão dos Despachos. O primeiro-ministro francês presenteou o governador com uma bandeja de prata e recebeu um tucano de prata com pedras brasileiras.

Também participaram da reunião, além da delegação francesa, os secretários estaduais da Energia, Mauro Arce; da Educação, Rose Neubauer; do Governo e Gestão Estratégica, Antonio Angarita; da Casa Militar, Olavo Sant’Anna; e da Economia e Planejamento, André Franco Montoro Filho.

Cíntia Cury/Adriana Reis