Ribeirão Preto bate Itaquera e vence Copa Casa

Em sua quarta edição, o torneio reuniu 50 times e premiou também as equipes com melhor fair play

ter, 01/04/2008 - 8h39 | Do Portal do Governo

A equipe da Unidade de Internação de Ribeirão Preto é a vencedora da Copa da Casa de Futebol 2008. O título foi conquistado com a vitória de 3 a 1 sobre o time de Itaquera, da capital. O jogo foi realizado domingo, dia 30, às 13 horas, no Estádio do Morumbi, na preliminar de Corinthians e Marília, pelo Campeonato Paulista. A equipe de Itaquera ficou com os títulos de fair play (boa conduta esportiva), artilheiro e goleiro menos vazado.

As duas equipes apresentaram equilíbrio no primeiro tempo. O time de Ribeirão Preto, entretanto, conseguiu finalizar mais, e inaugurou o marcador. Aos 30 minutos, o camisa 3 de Itaquera, em cobrança de pênalti, empatou o jogo. Mas os ribeirão-pretanos reagiram, aos 37 minutos, fazendo 2 a 1. No segundo tempo, Itaquera desperdiçou várias oportunidades, e acabou permitindo que a equipe do interior ampliasse o marcador.

Os dois times chegaram invictos ao final da Copa Casa. Ribeirão Preto disputou seis jogos em toda a competição e ganhou de goleada dos adversários nas etapas finais do campeonato. Os jovens de Itaquera fizeram cinco jogos no total, mantendo regularidade durante todo o torneio.

Essa foi a quarta edição da Copa Casa. O torneio, que começou a ser disputado em janeiro, reuniu cerca de 800 adolescentes de 12 regiões administrativas do Estado em que a Fundação Casa (antiga Febem) atua. Os jovens foram divididos em 50 equipes: 28 de unidades do interior e 22 da capital.

O torneio conta com o apoio da Federação Paulista de Futebol. Neste ano, ele se tornou uma vitrine para jovens talentosos que cumprem medidas sócio-educativas na Fundação. Cinco internos da equipe de Ribeirão Preto, por exemplo, passaram por uma peneira no time do Sertãozinho. Outros dois de Bauru (time que ficou com a quarta colocação no torneio, perdendo do Internato Pirituba, terceiro colocado) foram avaliados por um empresário de Agudos – um já foi encaminhado para uma equipe da região, e outro continua em fase de testes. 

Seleção dos melhores – Nas próximas semanas, os organizadores do torneio farão uma seleção com os melhores jogadores da Copa para disputar um amistoso com um time base de um grande clube da capital. Os jogadores (23) serão selecionados pelo supervisor de esportes da Fundação, o ex-lateral Zé Maria, que disputou as Copas do Mundo de 1970 e 1974 e vestiu a camisa do Corinthians por muitos anos.

Para a presidente da Fundação Casa, Berenice Giannella, o objetivo da Copa da Casa vai além de descobrir novos talentos. O que mais importa, segundo ela, é o uso do esporte como ferramenta pedagógica e de resgate social. “O esporte em geral e o futebol, em particular, permitem que a gente trabalhe valores como o respeito ao próximo e aos adversários, a disciplina e o reconhecimento de regras e a importância do trabalho em equipe, além de ser uma importante ferramenta de promoção de saúde e de qualidade de vida”, observa. 

Investir no esporte – O diretor da unidade de Ribeirão Preto, Cézar Augusto Carvalho Soares, afirma que a experiência com o esporte na unidade tem sido muito válida. “Minha vontade, como diretor, é investir cada vez mais na questão do esporte. O resultado disso, em termos de comportamento dos internos, convivência, relacionamento com os seus pares e familiares, participação na escola, nas oficinas, é extremamente positivo. Inclusive em termos de concentração desses garotos nas atividades e, até mesmo, no retorno deles à sociedade, pois já conseguimos inserir alguns profissionalmente no esporte, quando saem da Fundação”.

Internos de todas as unidades da instituição têm acesso a atividades físicas. Na unidade de Ribeirão Preto, por exemplo, Soares afirma que praticamente não há reincidência entre aqueles que têm uma performance de atleta e participam de campeonatos oficiais (promovidos pela própria instituição). 

Paulo Henrique Andrade

Da Agência Imprensa Oficial