Crianças aprendem cidadania no transporte metropolitano

Este é o objetivo do Projeto Escola que atende os alunos que estudam em São Mateus e Jabaquara

ter, 11/03/2008 - 19h25 | Do Portal do Governo

As crianças que estudam nas escolas instaladas nas adjacências do Corredor Metropolitano ABD, que envolve os bairros São Mateus e Jabaquara, em São Paulo, e áreas nos municípios de Mauá, Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema, têm a oportunidade de participar do Projeto Escola.

O objetivo é difundir os conceitos de segurança no trânsito e cidadania,  por meio de peça teatral dirigida aos alunos de 1ª e 2ª séries do Ensino Fundamental de instituições escolares públicas e privadas

Esta é uma parceria entre a EMTU/SP – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos –  e a Concessionária Metra, operadora do Corredor Metropolitano ABD, que foi firmada em 2000 e já atendeu cerca de 40 mil estudantes.

Encenada por cinco atores profissionais da região do ABC, a peça “Parada Metrinha”, dirigida às crianças de 6 a 8 anos, enfoca o dia-a-dia naquele corredor de ônibus, abordando o respeito aos idosos e pessoas com deficiência que têm o direito ao embarque preferencial e assentos reservados nos ônibus.

O roteiro, também mostra o comportamento inadequado de jovens que brincam no corredor e comprometem a própria segurança, dos usuários e dos operadores do sistema.  Augusto Maciel é  diretor da peça que conta com os personagens Fiscal Legal (Tote Justino); Motonildo ( Agnaldo Rodriguez); motorista estressado (Luciano Carez) e idosa (Lila Oliver).

As escolas interessadas em participar do programa devem fazer o agendamento com a Concessionária Metra, no telefone 4390-3864, das 8 às 18 horas,  que providenciará o transporte das crianças na ida e na volta para o auditório da EMTU/SP, em São Bernardo do Campo. O grupo pode ser de no máximo 70 pessoas e as apresentações ocorrem nas terças e quintas-feiras, no período da manhã e da tarde.

Da EMTU-SP