Japoneses são lembrados em exposições e oficinas nos Palácios do Governo

Projeto Heranças Culturais percorrerá Bandeirantes, Boa Vista e Horto

qua, 13/02/2008 - 11h16 | Do Portal do Governo

As comemorações dos 100 anos da imigração japonesa no Brasil já começaram em São Paulo. O pontapé inicial será dado nesta quarta-feira com o lançamento do calendário de ações estaduais. A partir de março, a cultura japonesa invade os Palácios do Governo paulista, na forma de exposições e oficinas.

As mostras serão realizadas nos Palácios dos Bandeirantes, sede do Governo paulista, na zona sul de São Paulo; Boa Vista, em Campos do Jordão; e do Horto, na zona norte da capital. A programação integra o projeto Heranças Culturais, que tem como objetivo promover encontros com a arte de outros países.

Templos

No Palácio dos Bandeirantes estão programadas duas mostras. A primeira,  “Templos e Palácios Japoneses”, vai expor, de 5 de março a 8 de junho, maquetes de templos e palácios japoneses pertencentes ao acervo do Consulado do Japão em São Paulo.  De 20 de junho a 28 de setembro é a vez da exposição “Da Figura à Abstração: Presença Japonesa na Arte Brasileira”, com pinturas e esculturas de artistas imigrantes japoneses e descendentes, pertencentes ao Acervo Artístico-Cultural dos Palácios, do MAC-USP e do Instituto Mabe.

O Palácio Boa Vista terá a exposição “Heranças Japonesas na Cerâmica Brasileira”, de 5 de julho a 31 de agosto, que exibe cerâmica artística produzida com técnicas japonesas, realizadas nos ateliers do Estado desde a 1ª geração de artistas japoneses até a 3ª geração. No Boa Vista também estão previstas as oficinas “Técnicas Artísticas Japonesas”, de 20 de junho a 31 de agosto, com origami (arte de dobrar o papel), shôdô (arte da caligrafia), washi-ê (arte da colagem), kiri-ê (arte de recortar papel e formar desenhos), oshi-ê (artesanato com tecido e algodão), mangá (arte da história em quadrinhos), raku (arte da cerâmica) e ikebana (arte do arranjo floral).

As oficinas “Técnicas Artísticas e Japonesas” também serão realizadas no Palácio do Horto, de 20 de junho a 31 de agosto. O Horto também abrigará a exposição “Templos e Palácios Japoneses”, de 5 de julho a 31 de agosto.

Confira a programação:

Palácio dos Bandeirantes

Av. Morumbi, 4.500, Morumbi, zona sul da capital.

  • Exposição: Templos e Palácios Japoneses. De 5 de março a 8 de junho
  • Exposição: Da Figura à Abstração: Presença Japonesa na Arte Brasileira. De 20 de junho a 28 de setembro

 

Palácio Boa Vista

Av. Adhemar de Barros, 3.001, Alto da Boa Vista, Campos do Jordão

  • Exposição: Heranças Japonesas na Cerâmica Brasileira. De 5 de julho a 31 de agosto
  • Oficinas: Técnicas Artísticas Japonesas. De 20 de junho a 31 de agosto

 

Palácio do Horto

Rua do Horto, 197, Tremembé, zona sul da capital

  • Oficinas: Técnicas Artísticas Japonesas. De 20 de junho a 31 de agosto
  • Exposição: Templos e Palácios Japoneses. De 5 de julho a 31 de agosto

 

Cíntia Cury

(I.P.)