Bancos de sangue precisam de doação antes do Carnaval

Nos feriados, bancos de sangue registram redução de 30% a 50% no estoque

qua, 30/01/2008 - 9h49 | Do Portal do Governo

A Secretaria Estadual da Saúde está convocando os paulistas para doação de sangue antes do carnaval (veja abaixo a lista dos hemocentros). O objetivo é reforçar os estoques dos bancos paulistas até a véspera do feriado (2 a 6 de fevereiro), evitando que haja falta de sangue, o que pode impossibilitar a realização de cirurgias nos hospitais.

Tradicionalmente a Secretaria percebe redução entre 30% e 50% do estoque de bancos de sangue em feriados. Aliado às férias, o Carnaval é uma época em que geralmente há necessidade de sangue para atendimento de urgência (especialmente para vítimas de acidentes).

Durante o período de festas e férias, a Secretaria e os hemocentros sempre reforçam as doações de sangue por todo o Estado. O esforço agora é para este período pré-Carnaval.

Redução

O problema para estocar sangue nessa época do ano é identificado em todo o Estado. Em São Paulo, unidades como o Hospital do Servidor Público Estadual, tem seu estoque reduzido em cerca de 50%. A unidade recebe em média 50 doadores por dia, mas em época de Carnaval, esse número cai para cerca de 25 doadores.

Em Sorocaba as doações também ficam abaixo do necessário. Diariamente a unidade recebe 80 pessoas ao banco de sangue, quantidade ideal para manter um estoque seguro. Mas nessa época as doações caem cerca de 40%.

“A Secretaria vem incentivando a doação e prepara um esquema especial para o carnaval, mas é de extrema importância que as pessoas compareçam aos bancos. É um gesto simples, que pode salvar vidas”, afirma o secretário estadual da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Qualquer pessoa saudável, com idade entre 18 e 65 anos e peso acima de 50 quilos pode doar sangue. O candidato deve estar bem alimentado e munido de documento original com foto. Não pode doar sangue quem teve hepatite após os 10 anos de idade, seja portador de hepatite B, hepatite C, Aids e usuários de drogas injetáveis.

Hemocentros estaduais

  • Hospital das Clínicas de São Paulo

Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 155 – Cerqueira César – 1ºandar – SP

Sábado e domingo – das 8h às 18h; segunda das 7h às 19h; terça das 8h às 18h; quarta-feira das 8h às 19h

  • Hospital do Mandaqui

Rua Voluntários da Pátria, 4.301

Sábado – 8h às 16h

  • Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia 

Av. Dante Pazzanese, 500 – Ibirapuera – SP

Sábado das 8h às 16h, segunda-feira das 8h às 17h e quarta-feira das 13h às 17h

  • Hemocentro de Sorocaba

Av. Comendador Pereira Inácio, 564 – Vergueiro

Segunda e quarta-feira, das 7h às 15h

  • Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (dois hemocentros)

Rua Tenente Catão Roxo, 2501 – Monte Alegre

Rua Quintino Bocaiúva, 470 – Higiienópolis

Sábado e domingo – 7h às 12h30;  quarta-feira das 7h às 12h30 segunda e terça das 7h às 12h30; quarta-feira das 7h às 17h30

  • Hospital do Servidor Público Estadual

Rua Pedro de Toledo, 1800 – Vila Clementino – SP

Sábado, domingo, segunda, terça e quarta-feira 8h às 17h

 

Da Secretaria Estadual de Saúde

(I.P.)