Estado faz matrículas do ensino médio

Agora, sexta-feira, 9 de novembro de 2007

sex, 09/11/2007 - 10h47 | Do Portal do Governo

Agora

ESTUDANTES DA REDE PARTICULAR E QUEM ESTÁ FORA DA ESCOLA DEVEM PROCURAR UM COLÉGIO ESTADUAL PARA SE CADASTRAR

A Secretaria de Estado da Educação começa a receber hoje as matrículas antecipadas para o ensino médio. Pais e alunos interessados devem procurar qualquer escola estadual, mesmo as de ensino fundamental, para preencher o cadastro. O prazo termina no dia 21. O período é o mesmo para os estudantes que quiser fazer o supletivo do ensino médio.

Deve fazer a inscrição apenas quem está matriculado na rede particular ou está fora da escola. De acordo com a secretaria, os alunos de oitava série da rede estadual serão cadastrados pelo colégio em que estudam. O mesmo vale para os que já fazem o ensino médio na rede do Estado.

Para a matrícula antecipada, os alunos devem apresentar a carteira de identidade e o certificado de conclusão do ensino fundamental. Ao preencher o cadastro, é possível apontar as três instituições preferidas para cursar o ensino médio. “Se houver vagas em um dos locais indicados, o pedido será atendido, que é o que acontece normalmente. Do contrário, o critério de matrícula do aluno será a região em que ele mora”, explica Silvia Varanda, coordenadora do sistema de cadastro de alunos da Secretaria da Educação.

Os estudantes podem escolher também em que período querem assistir às aulas, e será priorizado o pedido de quem trabalha.

Entre os dias 5 e 10 de dezembro, a secretaria vai divulgar, nos postos de inscrição, a lista com os nomes dos alunos e as escolas em que eles vão estudar. Entre 10 e 14 do mês que vem, o aluno ou o seu responsável deverá confirmar a matrícula. Para isso, é preciso entregar todos os documentos exigidos.

A expectativa é que sejam recebidas 580 mil matrículas. Estudam no ensino médio estadual 1.386.824 alunos. “Todos os alunos serão tratados igualmente, não importa quando fizeram a matrícula. Mas é importante não deixar para a última hora”, diz Silvia.

O sistema de matrícula antecipada para o ensino médio é utilizado pelo Estado desde o ano passado.

Ensino fundamental

A matrícula antecipada para o ensino fundamental foi encerrada no dia 28 de setembro. As relações com os nomes de todos os alunos de primeira série serão divulgadas nas escolas a partir do dia 27. Os pais receberão uma carta, confirmando a matrícula.  (Ana Beatriz Paschoal e Lívia Sampaio)