USP promove Semana do Livro e da Biblioteca

Evento acontece até sexta-feira e reúne 42 unidades do Sistema Integrado de Bibliotecas da USP

ter, 23/10/2007 - 11h49 | Do Portal do Governo

Até sexta-feira as 42 unidades do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) da Universidade de São Paulo (USP) realizam a 10ª Semana do Livro e da Biblioteca. Participam do evento as bibliotecas de São Paulo, Ribeirão Preto, Lorena, São Carlos, Piracicaba, Bauru e Pirassununga, conectadas ao SIBi.

A biblioteca de cada câmpus promoverá atividade específica de acordo com suas especificidades. A programação completa está no site da SIBi.

Na Esalq/USP, de Piracicaba, por exemplo, com o tema Serviços On-Line: Biblioteca 24 Horas, o foco será divulgar aos alunos e ao público externo freqüentador das bibliotecas as principais fontes de informações científicas e tecnológicas disponíveis na internet. Existem dois sistemas de busca: de acesso livre e pago.

“O SIBi da USP investe R$ 3,7 milhões por ano na assinatura da base de dados para pesquisas científicas na internet. Mas sentimos que os universitários precisam aprender a empregar o aplicativo para usufruir desse serviço”, avalia a diretora da Divisão de Biblioteca e Documentação (DIBD), da Esalq, Marcia Regina Migliorato Saad.

Ela conta que, atualmente, quem mais usa a ferramenta são pós-graduandos e professores.

Quando os universitários precisam fazer pesquisas, a diretora diz que eles preferem usar ferramentas comuns de busca. “Deveriam optar pelo nosso banco de dados, pois é de muita qualidade e possui grande quantidade de informações. O acesso é simples e exige pequeno treinamento.” 

Oficinas – O sistema contém base de dados, portal de teses e dissertações, livros digitais, normas técnicas, periódicos e outros materiais científicos do Brasil e do exterior, que cobrem todas as áreas do conhecimento. No caso da Esalq, o foco são as informações nas áreas de Ciências Agrárias, Meio Ambiente, Agronegócios, Agroindústria e outras, relacionadas aos cursos oferecidos na faculdade. Os recursos estão disponíveis em computadores da biblioteca e nas demais estações de trabalho do câmpus de Piracicaba (departamentos e centros de informatização).

Durante toda a semana, bibliotecários e representantes dos bancos de dados e portais (editoras que transferem parte do material do acervo físico para a internet) ministrarão oficinas para esclarecer todas as dúvidas dos alunos sobre o acesso. 

SERVIÇO

SIBi: www.usp.br/sibi

Outras informações: Telefone (19) 3429-4311 – ramal 214 ou (19) 3417-8727  

Viviane Gomes

Da Agência Imprensa Oficial