Remédios são causa de 4 em cada 10 casos de intoxicação

Folha de S.Paulo - Quinta-feira, 27 de setembro de 2007

qui, 27/09/2007 - 11h30 | Do Portal do Governo

Folha de S.Paulo

Os remédios são responsáveis por quatro em cada dez casos de intoxicação atendidos pelos Ceatox (Centros de Assistência Toxicológica) do Estado de São Paulo. O dado é da Secretaria de Estado da Saúde.

As principais vítimas, segundo a pasta, são crianças pequenas e pessoas do sexo feminino -59% do total. Em 85% das vezes a intoxicação ocorre em casa. O estudo aponta que medicamentos para dor e febre (como os que usam paracetamol e dipirona) aparecem entre as dez substâncias mais encontradas nos casos de medicamentos. Também são comuns as ocorrências com calmantes e remédios para epilepsia.

Ainda de acordo com a Secretaria da Saúde, em 90% dos casos as vítimas sofrem intoxicação por via oral.

O estudo foi realizado com base em 128.769 casos atendidos nos Ceatox nos últimos dez anos. Deles, 49.743 estavam relacionados a medicamentos.

Dose excessiva

Eliane Gandolfi, coordenadora do núcleo de tóxicos do CVS (Centro de Vigilância Sanitária), afirma que a sociedade não lida com o medicamento como algo que contenha risco, dependendo da dose.

Segundo Gandolfi, o analgésico paracetamol, por exemplo, pode causar problemas hepáticos se usado em excesso. A coordenadora também alerta sobre a suscetibilidade das crianças à intoxicação por medicamentos . “O remédio é sempre apresentado à criança como uma coisa gostosa, boa, e sempre se parece com doces”, disse Gandolfi.

Para evitar acidentes, é importante evitar a automedicação e manter os remédios fora do alcance das crianças.

O telefone do Ceatox na capital é o 0800-0148110. O site do Centro de Vigilância Sanitária é o www.cvs.saude.sp.gov.br.