Acidente em Congonhas: bombeiros chegaram ao local antes do pedido de socorro

1º Grupamento de Bombeiros fica a três quadras do local do acidente

qua, 18/07/2007 - 14h52 | Do Portal do Governo

Antes mesmo do pedido de socorro, viaturas do 1º Grupamento de Bombeiros chegaram ao prédio da TAM Express e conseguiram socorrer 14 pessoas vítimas do pior acidente na história da aviação brasileira. Como o grupamento está situado na Rua Rafael Iório, a três quadras do local do acidente, os bombeiros se mobilizaram logo depois de ouvir o estrondo do Airbus da TAM colidindo contra um prédio da própria empresa, às 18h45 de ontem (17), e partiram para lá. Gastaram, em média, cinco minutos no percurso. 

O Secretário Estadual da Segurança Pública, Ronaldo Marzagão, destacou o empenho dos soldados para resgatar os corpos das vítimas do acidente. “Os bombeiros estão dando o melhor de si para retirar os corpos com dignidade e entregá-los às famílias”, ressalta o secretário. Segundo ele, mesmo peritos aposentados do Instituto Médico Legal, policiais e bombeiros de folga se apresentaram para ajudar no resgate.

As estruturas do prédio ficaram abaladas pelo fogo, mas o Corpo de Bombeiros lida com um risco controlado. Até às 13h30 desta quarta-feira (18), 161 corpos haviam sido retirados do local.

Ainda não há previsão de término dos trabalhos de resgate. Um inquérito policial foi instaurado para apurar as causas do acidente.

Bárbara Mayumi

Da Secretaria Estadual da Segurança Pública