Estado investe para aumentar capacidade do Porto de São Sebastião

Criação de nova empresa gestora e investimentos para modernização estão entre as ações previstas

seg, 02/07/2007 - 15h56 | Do Portal do Governo

O Porto de São Sebastião, no litoral Norte do Estado, movimenta cerca de 480 mil toneladas/ano. É por ele que passam as importações principalmente de malte, cevada, barrilha (produto químico básico para muitas indústrias), sulfato de sódio e enxofre. Na exportação, destacam-se automóveis, açúcar e animais vivos. Atende as demandas comerciais da região do Vale do Paraíba, de Campinas, da parte sul do Estado do Rio de Janeiro, do sul de Minas Gerais e do Mercosul.

Sua importância econômica para o Estado de São Paulo pode ser dimensionada por alguns fatores. Entre eles estão a possibilidade de criação de importante corredor de exportação (Campinas – Vale do Paraíba – Litoral Norte), oferecendo eficiente rota de escoamento e recebimento de produtos para empreendedores situados em sua área de influência.

Modernização

Por conta do papel estratégico do Porto de São Sebastião, nos últimos três anos, a Dersa (Desenvolvimento Rodoviário SA) investiu cerca de R$ 12,5 milhões na sua modernização e ampliação. Foram realizadas obras de pavimentação de pátios para estocagem de veículos para exportação, construção de três armazéns para cargas e de dois dolphins que permitem a atracação de navios maiores, entre outras.

Além disso, foram realizadas obras de desassoreamento da faixa acostável do cais, e retirados cerca de 43 mil metros cúbicos de material. O serviço fez com que o Porto passasse a operar com navios de até 9 metros de calado.

Também foram executadas obras de regularização e pavimentação do pátio 1 e 3 de armazenamento de veículos (com 28 mil metros quadrados e 11 mil metros de área, respectivamente); rolongamento da avenida de acesso ao Porto e guarita de controle; plataforma para futura implantação de três armazéns de lona; restauração do pavimento da avenida de acesso à travessia; e melhorias do sistema de drenagem.

História

O Porto de São Sebastião começou a ser construído por iniciativa do Governo de São Paulo, com o objetivo de criar uma alternativa para a prática do comércio exterior para o Estado industrializado. As obras de construção iniciaram-se em 1934 e foram finalizadas em 1954. As operações portuárias foram iniciadas em 1963.

Graças ao contrato de Concessão Federal por 60 anos (1934 e 1994), prorrogados até 2007, o Governo do Estado obteve permissão para construir, aparelhar e explorar o porto. No mês passado, o governador José Serra renovou o convênio com a União para administrar e explorar o Porto de São Sebastião por mais 25 anos.

O convênio assinado prevê que o Governo do Estado constitua uma nova empresa gestora em sua administração indireta para substituir a Dersa– Desenvolvimento Rodoviário S.A., que comandava até então a operação do São Sebastião.

Segundo o presidente da Dersa, Thomaz de Aquino Nogueira Neto, serão tomadas as providências para a criação da Companhia Docas de São Sebastião. “A empresa deve começar a funcionar até o fim deste ano”, informa.

Joice Henrique