São Paulo duplica investimentos em saneamento

Plano de Metas da SABESP prevê quase R$ 6 bi até 2010

sex, 01/06/2007 - 14h00 | Do Portal do Governo

Universalizar o saneamento é prioridade do Governo do Estado de São Paulo, comprovada pelos expressivos investimentos previstos no Plano de Metas da Sabesp. Foi a mensagem do governador José Serra transmitida em videoconferência para 17 mil funcionários da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo nesta quinta-feira (31/05). “Vamos investir R$ 6 bilhões de 2007 a 2010, ou seja, o dobro do volume de recursos aplicados nos últimos quatro anos” anunciou Serra.

De acordo com o presidente da empresa, Gesner Oliveira, a revisão do planejamento estratégico da empresa busca o equilíbrio, bem como a eficiência operacional e econômica. “A Sabesp só pode investir se tiver bons indicadores econômico-financeiros e realizar a restruturação corporativa para cumprir a missão pública do saneamento” explicou Gesner.

O programa manterá a universalização do abastecimento de água e o acréscimo de 2 milhões de pessoas atendidas, o equivalente a duas cidades como Campinas. No que se refere à coleta e tratamento de esgotos, mais 2,3 milhões de usuários serão beneficiados. Para o governador de São Paulo, José Serra, “a Sabesp deve passar a ser uma empresa de soluções ambientais”. Segundo o presidente Gesner, a nova política de meio ambiente prevê que 10% das unidades operacionais obterão a ISO 14001 até 2010. Entre outros desafios estão a participação no mercado de carbono, a redução do consumo de energia elétrica e novos programas voltados à preservação dos mananciais, continuidade do Projeto Tietê, a despoluição de córregos – Programa Córrego Limpo e o Programa Onda Limpa, de recuperação ambiental da Baixada Santista.

Prestação de serviços

Outro compromisso está relacionado aos clientes e aos municípios em virtude da renovação de 173 contratos e aos programas de fidelização e metas estabelecidas para mensurar a satisfação dos clientes.

No que se refere à produção de água, haverá aumento na produção de 11 mil litros por segundo. Para manter a universalização será necessário realizar mais 652 mil ligações de água. Nos serviços de esgotos, o índice passará de 78% para 84%, incluindo mais 792 mil ligações nos próximos 4 anos.

“Vivemos um novo tempo onde o foco da Empresa não é a realização das obras, mas os clientes de hoje e do futuro. Devemos incorporar o conceito de atender as próximas gerações e ter consciência da valorização e importância da prestação dos serviços de saneamento.O planejamento estratégico apresentado pela Sabesp é exemplar e importante aos demais parceiros e empresas de saneamento que esperam inovações que possam ser adotadas. Ele demonstra e documenta o nosso papel e comprometimento com o hoje e com o futuro”, destacou a Secretária de Saneamento e Energia, Dilma Pena.

Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual de Saneamento e Energia.