Ambulatório de otorrino oferece consultas médicas

Atendimento do HC da Unicamp será oferecido em comemoração à Semana Mundial da Voz

qua, 18/04/2007 - 21h22 | Do Portal do Governo

A disciplina de otorrinolaringologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp programa atividades para a Semana Mundial da Voz, comemorada entre os dias 16 e 21 deste mês.

Até sábado (21) haverá atendimentos no ambulatório de otorrino do Hospital das Clínicas (HC) da Unicamp para orientar e prevenir doenças que comprometem o aparelho vocal dos cidadãos. Em todos os dias da semana, das 8 às 16 horas, o atendimento médico será aberto ao público que tenha problemas na voz.

Para o chefe da disciplina da otorrinolaringologia da FCM, professor Agrício Crespo, a assistência será prioritária ao paciente com rouquidão. Se permanecer por mais de 15 dias, esse sintoma pode ser indicativo de câncer na laringe.A Academia Brasileira de Laringologia e Voz (ABLV) esclarece que dores constantes de garganta, sensação de incômodo ao engolir e perda da voz são sinais de alerta para procurar orientação médica.

Voz saudável – Em 2006, a campanha no HC realizou 600 atendimentos durante dois dias. Este ano, a previsão é de que mais de 2 mil pessoas compareçam ao HC da Unicamp durante a Semana da Voz. De acordo com o otorrinolaringologista do HC, Carlos Takahiro Chone, a campanha pretende conscientizar a população para exames de prevenção de câncer na laringe e outros problemas de saúde ligados à voz.

“O Brasil é vice-campeão mundial em mortalidade por câncer de laringe. Depois que o paciente faz exames preventivos ou adere ao tratamento no início da doença, as chances de cura podem chegar a 100%”, explica Chone.

A Campanha da Voz foi criada pela ABLV em 1999. Esta 9ª edição tem o apoio dos atores Tarcísio Meira e Glória Menezes e da cantora Cláudia Leite. Mais de 3 mil profissionais da área de otorrino e fonoaudiologia em todo o Brasil participarão dos trabalhos. No HC, também colaborarão com a campanha enfermeiros, médicos das disciplinas, fonoaudiólogos, residentes e alunos de medicina.

Voz rouca não é charme – A fonoaudióloga Lica Arakawa Sugueno explica que o papel desse profissional é muito importante não só na reabilitação vocal do paciente como também para orientar a voz saudável e evitar doenças vocais. “Brasileiro tem noção errada de voz saudável. Ele acredita que voz rouca é charme e não procura cuidados médicos”, frisa Lica, que atua na reabilitação de pacientes no serviço de Cirurgia e Pescoço do HC da Faculdade de Medicina da USP, na capital. Ela afirma que em 60% dos pacientes com câncer de laringe o primeiro sintoma é a rouquidão.

SERVIÇO

Ambulatório de Otorrinolaringologia do HC:

2º andar do câmpus universitário em Barão Geraldo – Campinas

Da Agência Imprensa Oficial

(R.A.)