A capital que mais atrai eventos em toda a América

Estado de S.Paulo - Sexta-feira, 13 de abril de 2007

sex, 13/04/2007 - 11h06 | Do Portal do Governo

Estado de S.Paulo

São Paulo é a cidade das Américas que mais atrai eventos e encontros internacionais. O ranking da International Congress and Convention Association (ICCA) – organização mundial da indústria de eventos -, divulgado anteontem, coloca a capital paulista na 18ª posição, na frente de Madri (19ª), Vancouver (24ª), Rio (36ª) e Boston (44ª ). O Brasil também avançou 14 lugares e passou da 11ª colocação para o 7º lugar no ranking geral.

Os dados são de 2006. Viena, na Áustria, é a primeira na lista das cidades. Os Estados Unidos, apesar de não terem nenhuma cidade entre as 40 mais atrativas, lidera o ranking de países, seguidos da Alemanha.

Segundo a presidente da Embratur, Janine Pires, o bom desempenho do Brasil se dá principalmente pela criação de um programa que visa a divulgar as opções do setor de negócios já existentes no País. “A infra-estrutura melhorou muito, principalmente no setor privado. Mas esse resultado também ocorreu graças à parceria da Embratur com os órgãos de turismo das cidades”, afirmou a presidente.

A pesquisa da ICCA avalia mais de 200 cidades em 80 países, anualmente. Segundo o vice-presidente da entidade, Eduardo Sanovickz, o evento considerado não é apenas aquele que se intitula como internacional e atrai estrangeiros. “Existem critérios. Cada congresso tem de estar pelo menos na quarta edição, ocorrer a cada ano em um lugar diferente e atrair mais de 100 congressistas”, explicou.

Para Sanovickz, o que projetou o Brasil foi a mudança da abordagem do País como um lugar apenas de lazer para um destino de negócios sustentado também pelas opções culturais. “E nesse cenário São Paulo naturalmente se destaca, por ser um pólo econômico que agrega a cultura e a gastronomia”, afirmou.

Em 2005, São Paulo ocupava o 37º lugar, com a realização de 29 eventos internacionais, atrás do Rio que era o 29º, com 39 encontros. No ano passado, o número de congressos internacionais na capital paulista subiu para 54. “Os congressos da área médica têm aumentado bastante. Só em 2006, o Congresso Mundial de Oftalmologia atraiu12 mil participantes”, comentou o presidente da São Paulo Turismo (SPTuris), Caio de Carvalho. Ele lembrou que a Prefeitura tem trabalhado para modernizar os equipamentos, pois esses eventos são os que mais trazem lucros para a capital. “Em 2006, o setor teve lucros de R$ 2,6 bilhões.”

Para o diretor-superintendente do São Paulo Convention & Visitors Bureau, Tony Sando, a meta para o ano que vem é colocar a cidade entre os 15 primeiros destinos. “São Paulo não tem praia, como o Rio de Janeiro. Mas tem uma vocação para o negócio. Além disso, sempre que oferecemos a cidade para um evento, lembramos que há lugares como Ilhabela e Costa dos Alcatrazes, no litoral norte, a menos de duas horas daqui”, observou.

RANKING

1º – Viena

2º – Paris

3º – Cingapura

4º – Barcelona

5º – Berlim

18º – São Paulo

26º – Rio de Janeiro