Metrô e CPTM reforçam segurança neste domingo para jogos do Paulistão

Rodada terá jogos do São Paulo,Corinthians e Santos na Capital

dom, 25/03/2007 - 12h18 | Do Portal do Governo

O Metrô e a CPTM estão com atenções redobradas neste domingo (25) em função das partidas do Campeonato Paulista de Futebol. A Polícia Militar, que considera de alto risco para os torcedores a 15ª rodada do Paulistão, porque os jogos na capital envolvem São Paulo, Corinthians e Santos, vai aumentar o efetivo de policiais nas ruas.

Desde o início da semana, funcionários da segurança do Metrô monitoram pela internet os principais sites das torcidas organizadas destes três clubes. Em busca de informações que possam evitar confrontos no domingo, eles também se infiltram em salas de bate-papo, utilizadas normalmente por torcedores mal-intencionados para combinar encontros e brigas em locais pré-estabelecidos.

A segurança nas estações do Metrô contará com o apoio da Polícia Militar. Viaturas serão deslocadas para os acessos das estações consideradas críticas e acompanharão o embarque e desembarque das torcidas. Para evitar conflitos nas áreas internas das estações, além da vigilância da PM, um efetivo reforçado de seguranças do Metrô acompanhará de perto o movimento dos torcedores.

As empresas acompanharão o deslocamento de sãopaulinos, corinthianos e santistas pelas estações do sistema de perto, por meio de circuito interno de TV, a partir dos Centros de Controle Operacional. Em caso de qualquer anormalidade, as equipes de segurança serão informadas por rádio e poderão atuar rapidamente na ocorrência.

Para uma viagem mais tranqüila no dia do jogo, as companhias recomendam aos torcedores que, além de seguir as normas de segurança e as orientações dos funcionários, não se desloquem em grandes grupos. Ao chegar nas estações, o ideal é embarcar rapidamente rumo ao estádio. Outra dica é deixar para utilizar a camisa do clube do coração somente no estádio.

Para evitar o confronto entre torcidas no sistema ferroviário, a CPTM destacará 60 homens para acompanhar os torcedores. Além de realizar a viagem, desde o ponto de origem, até a estação de destino, os agentes de segurança da CPTM também estarão em contato em tempo integral com os Centros de Controle Operacional, evitando que composições com torcidas adversárias se encontrem nas plataformas.

Com transmissão on-line, toda a movimentação será monitorada por meio das câmeras do circuito fechado de tv. Haverá reforço de homens nas estações Jaraguá, Água Branca, Barra Funda, Santo André, Prefeito Saladino, Itaim Paulista, Tatuapé, Brás, Barueri, Carapicuíba e Osasco.

Das Assessorias de Imprensa do Metrô e da CPTM