A Matemágica da Música mostra magia dos instrumentos

Programa Sinfonia Fina apresenta magia dos instrumentos e o cálculo da música no próximo domingo, dia 11

ter, 06/03/2007 - 18h41 | Do Portal do Governo

A magia dos instrumentos e o cálculo da música serão mostrados domingo, dia 11 de março, no episódio especial do programa “Sinfonia Fina”. Este episódio foi dirigido pelo documentarista Barros Freire com direção musical de Antonio Carlos Neves Campos. O programa mostra o fino das músicas erudita e popular em linguagem jovem. A produção teve apoio da Secretaria da Cultura e foi inteiramente gravada nas dependências do Conservatório de Tatuí, considerada a maior escola de música da América Latina.

O programa Os Instrumentos – A Matemágica da Música fala sobre timbre, dolcíssimo, altura, mezzo piano, ligeiríssimo, arcos, teclas, si bemol, baquetas, afinação, bocal, pizzicatto, entre tantos outros termos aos instrumentos de corda, sopro e percussão. O programa enfoca questões técnicas em linguagem jovem e acessível. Quem assistir ao Sinfonia Fina do dia 11, por exemplo, irá descobrir que a palavra “música” nasceu na Grécia Antiga, onde “Mousikê” significava “A Arte das Musas”. Platão considerava que a música tinha grande poder de influência sobre o homem, por isso deveria estar sob controle do Estado – para  garantir o bem estar social. Seu colega, o matemático Pitágoras, fez estudos sobre os instrumentos e os sons produzidos em diferentes freqüências e suas influências sobre os sentimentos do ser humano.

Ao longo do programa, detalhes técnicos dos instrumentos serão mostrados em execução de orquestras e músicos do Conservatório de Tatuí. Este episódio contará com depoimentos dos maestros Antonio Carlos Neves Campos, Juliano de Arruda Campos, Luis Caldana e José Antonio Pereira, além de músicos e professores dos mais variados instrumentos.

Para Barros Freire, que acompanhou todos os detalhes deste episódio, o programa é emocionante. “A emoção que senti ao gravar os depoimentos de alunos e professores foi grande. O trabalho de responsabilidade social praticado pelo Conservatório de Tatuí através do ensino musical junto a crianças, adolescentes  e deficientes é maravilhoso. Esta é a  missão  que devemos  abraçar. Criar e oferecer oportunidades  através  da música. Só assim  estaremos permitindo que o presente seja mais digno para a juventude do nosso país”. O programa vai ao ar sempre às 20h30. O último episódio desta série será veiculado dia 18 de março.

Da Secretaria da Cultura

(R.A.)