Saúde: Hospital Regional do Vale vai emagrecer

Servidores já tiveram peso avaliado; como metade está acima do ideal, cardápio do refeitório foi alterado

qua, 01/11/2006 - 15h39 | Do Portal do Governo

O Hospital Regional do Vale do Paraíba, da Secretaria de Estado da Saúde, decidiu iniciar um programa para melhorar a qualidade de vida de seus 803 funcionários. Para isso, iniciou um amplo estudo nutricional, com resultados já definidos.

Chamada de “Quali Vida”, a campanha irá intervir na alimentação dos funcionários. Dos 600 funcionários já avaliados, 56,2 (337) estão acima do peso ideal. Destas, cerca de 16% estão obesas. O estudo aponta ainda que o número de funcionários acima do peso é maior entre os homens. Quanto à prática de atividade física o número de pessoas sedentárias é ainda maior e chega a 75%.

O funcionário que estiver fora da normalidade terá acompanhamento específico para seu caso, com médico e nutricionista. O trabalho de reeducação alimentar já começou. O hospital alterou seu cardápio do refeitório. A alimentação oferecida está mais balanceada e equilibrada, além de informar a quantidade de calorias que será ingerida.

A obesidade é uma doença crônica e progressiva que se caracteriza pelo excesso de tecido gorduroso no organismo. Sua prevalência aumentou muito, indicando que o exagero alimentar está se tornando rapidamente um problema mais proeminente que a desnutrição.

“A preocupação com a nutrição tornou-se relevante, já que a obesidade representa um fator de risco para doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão arterial, depressão, acidentes vasculares cerebrais, entre outras, que culminam no aumento da morbimortalidade. Em um hospital as pessoas tratam os outros e acabam esquecendo de se cuidar”, afirma Rosa Celano, coordenadora de nutrição do Hospital Regional.

Secretaria de Estado da Saúde