Lembo participa de Celebração Pela Paz na Catedral da Sé

Celebração Pela Paz foi realizada simultaneamente, às 11 horas, nas 1980 paróquias do Estado de São Paulo

dom, 27/08/2006 - 15h15 | Do Portal do Governo

O governador Cláudio Lembo participou, na manhã deste domingo (27/08), de um ato religioso contra a violência em São Paulo, na Catedral da Sé.

A Celebração Pela Paz foi realizada simultaneamente, às 11 horas, nas 1980 paróquias do Estado de São Paulo. A missa da Catedral da Sé foi celebrada pelo arcebispo de São Paulo, Dom Cláudio Hummes. Muitos fiéis foram vestidos de branco, cor símbolo da paz.

Em todas as igrejas foi lido um manifesto, assinado pelos bispos, Contra a Violência e pela Reforma da Segurança Pública e Reforma Prisional.

Dom Cláudio Hummes disse que é necessário unir a sociedade e as autoridades contra o crime organizado e em favor da justiça social. O arcebispo de São Paulo afirmou que a sociedade tem que dar sinais de que quer a paz. “Sabemos que a população está preocupada com a violência, mas, para construir a paz, toda a sociedade tem que estar unida”, acrescentou.

O governador Cláudio Lembo fez a primeira leitura da Liturgia da Palavra da missa e no final da celebração afirmou que está convicto de que a luta contra o crime organizado será vencida. “Venceremos porque estamos do lado bom do combate, daquele que preserva a dignidade das pessoas, a integridade física e o amor”, declarou.

Lembo agradeceu o apoio da Igreja. “Eu acho que esse movimento, a união de todos os cristãos em torno da paz, em todas as igrejas do Estado de São Paulo, é extremamente importante”. Ele também destacou o papel da igreja na luta em defesa da vida.  “Tenho certeza que a Igreja Católica acerta mais uma vez, na sua eterna missão, nos reunindo nessa Catedral que sempre é um exemplo de luta pela paz e pela dignidade humana”, ressaltou.

O trabalho da polícia nos recentes episódios contra o crime organizado foi elogiado pelo governador. “Devo deixar aqui um registro muito claro e muito preciso de agradecimento a nossa Polícia Militar de São Paulo, essa polícia comunitária que sofreu tanto nesses meses”, afirmou.

O prefeito de São Paulo Gilberto Kassab elogiou a iniciativa da igreja e disse que a paz tornou-se a grande aspiração de todos os brasileiros. “A busca da paz passa a ser objetivo principal dos governos estaduais, federal e municipais, das religiões e de toda sociedade”, disse. Ele também fez uma homenagem a todos os policiais que estão na linha de frente do combate ao crime.

Participaram também da missa o comandante geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, coronel Elizeu Eclair Teixeira Borges, e a secretária-chefe da Casa Militar do Governo do Estado, coronel Fátima Ramos.

André Muniz