Ambiente: Cadeia e fórum, construídos em 1914, vão abrigar sede do Parque de Ilhabela

Restauração de prédio em Ilhabela faz parte de projeto para estimular ecoturismo

dom, 13/08/2006 - 9h00 | Do Portal do Governo

Um prédio, construído em 1914, que serviu de cadeia e fórum na antiga localidade de “Villa Bella”, vai ser a nova sede e Centro de Interpretação Ambiental do Parque Estadual de Ilhabela. A construção, restaurada segundo o projeto original do arquiteto Giovanni Battista Maroni, localiza-se na Praça Coronel Julião, 40, no centro do Município de Ilhabela, no Litoral Norte paulista.

A obra vai ser entregue na próxima terça-feira, às 11 horas, em solenidade que contará com a presença de representantes da Secretaria do Meio Ambiente do Estado, da Prefeitura de Ilhabela e Instituto Florestal, entre outros. Os recursos para a recuperação e restauração do edifício, num total de R$ 642 mil, foram liberados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, dentro do Projeto de Ecoturismo da Mata Atlântica, da Secretaria do Meio Ambiente do Estado.

As obras de restauração, realizadas de novembro de 2005 a julho de 2006, foram aprovadas pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico – CONDEPHAAT. O órgão, que aprovou o tombamento do prédio em agosto de 2001, afirma que se trata de um “Exemplar da arquitetura eclética urbana do início da segunda década do século XX, construída pelo Governo do Estado de São Paulo para abrigar a Cadeia e o Fórum de Villa Bella (denominação antiga da atual cidade de Ilhabela)”.

O prédio encontrava-se sob a administração da Secretaria de Segurança Pública, tendo sido transferido por decreto do Governo do Estado para a Secretaria do Meio Ambiente, em julho de 2005, para abrigar a sede do Parque Estadual da Ilhabela no andar superior e o Centro de Interpretação Ambiental no andar térreo, onde serão realizadas exposições temáticas sobre a Mata Atlântica.

Da Secretaria do Meio Ambiente