Agronegócio: Seminário discute importância do agronegócio

Encontro foi aberto pelo secretário estadual da Agricultura, João Carlos de Souza Meirelles, no Memorial da América Latina

qui, 07/12/2000 - 13h17 | Do Portal do Governo

Começou na manhã desta quinta-feira, dia 7, no Memorial da América Latina, em São Paulo, o II Seminário sobre o Agronegócio Brasileiro e o Mercado Externo. Organizado pelo Ministério das Relações Exteriores e pela Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, o encontro discute questões como o protecionismo dos principais mercados importadores, a liberalização das normas para a área de serviços e as exportações dos produtos agrícolas.
Na abertura do evento, o secretário estadual da Agricultura, João Carlos de Souza Meirelles, falou sobre a importância da criação de políticas que dêem instrumentos de desenvolvimento para o setor rural. Ele reafirmou que ‘o Governo Mário Covas elegeu, para o segundo mandato, o agronegócio como o ‘negócio’ de São Paulo’. Meirelles destacou o setor como importante fronteira para a geração de empregos. Ele defendeu a criação de uma consciência do agronegócio capaz de agregar valor aos produtos e, conseqüentemente, gerar mais empregos e divisas. Segundo o secretário, o Brasil tem todas essas condições. O agronegócio representou 41,2% do PIB brasileiro e 45,16% das exportações nacionais do ano passado.