Procon-SP: Cai a taxa de empréstimo pessoal

Pesquisa de juros do Procon aponta que desde o início do ano, a taxa média de juros de empréstimo pessoal apresentou decréscimo de 0,12 ponto percentu

qua, 14/06/2006 - 15h26 | Do Portal do Governo

A Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, realizou em dez instituições financeiras, no dia 2 de junho, pesquisa de taxas de juros de empréstimo pessoal e cheque especial para pessoa física. Os bancos pesquisados foram HSBC, Banespa, Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú, Santander, Nossa Caixa, Real e Unibanco.

Empréstimo Pessoal – a taxa média dos bancos pesquisados foi de 5,30% a.m., inferior à do mês anterior, que foi de 5,37% a.m., decréscimo de 0,07 ponto percentual.

No empréstimo pessoal duas instituições apresentaram queda e uma alta.

Unibanco – alterou de 5,87% para 5,17% a.m., (- 0,7 ponto percentual), com variação negativa de 11,93% em relação a maio;

Bradesco – alterou de 5,71% para 5,67% a.m., (- 0,04 ponto percentual), com variação negativa de 0,7% em relação a maio.

A única alta verificada partiu do HSBC, que alterou sua taxa de 4,84% para 4,85% a.m., acréscimo de 0,01 ponto percentual, representando uma variação positiva de 0,21% em relação ao mês anterior.

Cheque Especial – a taxa média dos bancos pesquisados foi de 8,24% a.m., superior à do mês anterior, que foi de 8,20% a.m., (+ 0,04 ponto percentual).

Três instituições apresentaram queda no cheque especial e uma apresentou alta.

Santander – alterou de 8,50% para 8,40% a.m., (-0,10 ponto percentual), representando variação negativa de 1,18% em relação a maio;

Banco do Brasil – alterou de 7,90% para 7,85% a.m. (- 0,05 ponto percentual), representando variação negativa de 0,63% em relação ao mês anterior;

Bradesco – alterou de 8,17% para 8,13% a.m., (- 0,04 ponto percentual), representando variação negativa de 0,49% em relação ao mesmo período.

A única alta verificada foi no Unibanco, que alterou de 8,39% para 8,90% a.m., (+ 0,51 ponto percentual), representando uma variação positiva de 6,08% em relação à taxa de maio.

A pesquisa de juros deste mês revelou decréscimo representativo na taxa média do empréstimo pessoal, em relação ao mês anterior (0,07 ponto percentual). Desde o início do ano, a taxa média já reduziu 0,12 ponto percentual.

Quanto ao cheque especial, o comportamento foi inverso. Desde novembro do ano passado, as taxas médias mensais vinham caindo paulatinamente. Neste mês, apesar de três bancos terem diminuído suas taxas houve elevação da taxa média. Esse resultado é reflexo da elevação praticada por um único banco da amostra (Unibanco) e, portanto, não reflete uma tendência.

Considerando que existe a possibilidade de variação da taxa do empréstimo pessoal em função do prazo do contrato, foi estipulado o período de 12 meses, já que todos os bancos pesquisados trabalham com este prazo. Vale lembra que os dados coletados referem-se às taxas máximas pré-fixadas para clientes não preferenciais sendo que, para o cheque especial, foi considerado o período de 30 dias.

A Fundação recomenda ao consumidor que continue a planejar o seu orçamento e a não contrair empréstimos sem a necessária cautela.        

Assessoria de Imprensa

Procon-SP / Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania