Assistência Social: Décima Casa do Adolescente é inaugurada no Butantã

A Casa está preparada para cuidar da saúde dos adolescentes, com consultas individuais e reuniões sobre diversos assuntos de interesse dos jovens

sex, 12/05/2006 - 18h02 | Do Portal do Governo

“Quando nós lembrarmos da comunidade do Circo Escola São Remo, com certeza a mesma alegria que transmitiram na arte circence , veremos também nos jovens que freqüentarão a Casa do Adolescente”, declarou o secretário adjunto estadual de Assistência e Desenvolvimento Social Ernesto Vega Senise, que representou o titular Rogério Amato , na inauguração da décima Casa do Adolescente. A inauguração foi nesta quinta-feira (11/05/06) no bairro do São Remo, região do Butantã. O espaço fica na Rua Aquianés, nº 13.

A Casa está preparada para cuidar da saúde dos adolescentes, com consultas individuais e reuniões sobre assuntos como gravidez na adolescência e doenças sexualmente transmissíveis.

No local, já funciona o Enturmando Circo-Escola São Remo, que atende mais de 600 crianças e adolescentes em atividades socioeducativas, esportivas e culturais, além de aulas de trapézio, mágicas, malabarismo, palhaço e outras atividades circenses, que são realizadas em um verdadeiro circo armado dentro do espaço.

A Casa do Adolescente pretende ser agente transformador na vida das pessoas que fazem parte da comunidade e para isso conta com profissionais de diversas áreas, entre médicos, dentistas, fonoaudiólogos, assistentes sociais, enfermeiros, psicólogos e professores, todos especializados em orientação sexual. A região do Butantã possui uma população de mais de 377 mil habitantes, sendo aproximadamente 66 mil jovens com idades entre 10 a 19 anos.

Um dos motivos do sucesso da Casa do Adolescente é a parceria entre Governo Estadual, prefeituras e entidades sociais. A Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads) cede o espaço, sendo responsável pelos educadores e profissionais administrativos; a Secretaria de Estado da Saúde realiza a capacitação dos recursos humanos e fornece os medicamentos do Dose Certa; à Secretaria Municipal de Saúde cabe fornecer os equipamentos médicos hospitalares, os recursos humanos e encaminhar os adolescentes das Unidades Básicas de Saúde.

A doutora e coordenadora do programa estadual de Saúde do Adolescente Albertina Duarte Takiuti destacou : “ Queremos que os jovens vistam a camisa da esperança e da prevenção de doenças.”

Mais informações pelo Disque Adolescente – 11 3819 -2022 de segunda a sexta, das 11h às 14h.