Pré-moldado reduz custo de manutenção

Diário de S.Paulo - Domingo, dia 9 de abril de 2006

dom, 09/04/2006 - 13h15 | Do Portal do Governo

Liliana Marciano

Governo estadual usa pré-moldado na construção de escolas e amplia prazo de manutenção de 3 para 6 anos

Para melhorar a qualidade da construção das escolas públicas estaduais, além de reduzir prazos, a FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação) — órgão executor da Secretaria de Educação — decidiu utilizar a estrutura pré-moldada de concreto e metálica em suas obras. A experiência começou em 2003, com a construção de quatro escolas de Campinas. Hoje já são 24 escolas concluídas, 16 em execução e dezenas em processo de licitação e projeto em todo o Estado.

Jaderson Spina, arquiteto e Diretor de Obras e Serviços da FDE, explica que num primeiro instante a opção por pré-moldado não reduz o custo da obra, que fica até um pouco mais cara, mas acaba-se ganhando no custeio da manutenção. A FDE também adotou o processo de estrutura enrijecida, pela qual concreta-se vigas e lajes. De acordo com ele, o enrijecimento evita que a estrutura se movimente com o calor e provoque trincas entre as paredes. A trinca é comum em obras convencionais e costuma provocar bastante apreensão.

Spina salienta que o enrijecimento da estrutura também ajuda a ter redução nos custos de manutenção, que numa obra com material pré-moldado só deve acontecer num período de cinco ou seis anos. “Numa escola com construção convencional a manutenção é feita depois de dois ou três anos. Mas isso vai depender de uma série de fatores”, explica o especialista.

Barateamento

De acordo com dados da FDE, o custo por metro quadrado de uma obra em estrutura pré-moldada fica em torno de R$ 1.200 e em estrutura de concreto convencional, R$ 1.040.

O arquiteto ressalta ainda que a qualidade da obra em estrutura pré-moldada é ecologicamente correta, pois diminui quase a zero o uso de madeira na construção. Também possibilita o uso de materiais industrializados, com obtenção de ganho de qualidade próprio da sua fabricação, além da padronização de elementos ou sistemas, o que leva à diminuição de custos e prazos.

Redução de prazos

A arquiteta Avany de Francisco Ferreira, responsável pelos projetos, afirma que a estrutura pré-moldada reduz em quase 50% o prazo de conclusão da obra. “Uma obra convencional é executada em 360 dias. Com material pré-moldado é concluída em 210 dias”, explica. “O processo geralmente é mais interessante para o cliente. Ao mesmo tempo em que o construtor inicia a terraplenagem e fundação no terreno, os pilares e as vigas estão sendo feitos na fábrica, com estrutura melhor acabada e controle tecnológico”, argumenta.