História: Centro Maria Antonia oferece três cursos no mês de abril

As aulas serão realizadas uma vez por semana,

qua, 29/03/2006 - 17h15 | Do Portal do Governo

O Centro Universitário Maria Antonia, da USP, está com inscrições abertas para três cursos: Odisséia, de Homero – a Dimensão Épica do Homem; Do Expressionismo ao Nazismo: Trajetória de uma Vanguarda e Dialética e Interpretação – os Sentidos da História. As aulas serão realizadas uma vez por semana, durante o mês de abril. O custo é de R$ 120 por curso.

Em Odisséia, de Homero – a Dimensão Épica do Homem, João Ângelo Oliva Neto, professor de Letras Clássicas da USP, abordará aspectos da excelência de Odisseu/Ulisses – guerreiro, rei, chefe da casa real, marido e pai – para mostrar como essas características se revelam nas aventuras do personagem ao retornar à pátria, após a tomada de Tróia. De 3 a 24 de abril, às segundas-feiras, das 16 às 18 horas.

Do Expressionismo ao Nazismo: Trajetória de uma Vanguarda. Cláudia Valladão de Mattos, professora de História da Arte da Unicamp, apresenta panorama do movimento expressionista alemão, de sua gênese a seus desdobramentos, passando pelas relações com o nazismo, o surgimento de uma “segunda geração” do movimento após a Primeira Guerra Mundial e a Nova Objetividade, nos anos de 20. De 5 a 26 de abril, às quartas-feiras, das 16 às 18 horas.

O curso Dialética e Interpretação – os Sentidos da História, ministrado por Jorge Grespan, professor de Teoria da História na USP, propõe-se a destacar a hermenêutica (interpretação do sentido das palavras, leis e textos sagrados) do ponto de vista da sua relação com a historiografia. De 11 de abril a 2 de maio, às terças-feiras, das 20 às 22 horas.

SERVIÇO

Inscrições no Centro Universitário Maria Antonia

Rua Maria Antonia, 294 – Vila Buarque – capital

De segunda a sexta-feira, das 10 às 12 horas e das 13 às 17 horas

Mais informações, pelo telefone (11) 3255-7182 – ramais 32 e 33

Da Agência Imprensa Oficial

C.A.