Cultura promove ao público da Bienal do Livro programação diferenciada

No estande da pasta, haverá apresentações de contadores de histórias, peças teatrais, recreação infantil e de salas de leitura

sex, 10/03/2006 - 10h05 | Do Portal do Governo

No estande da pasta, haverá apresentações de contadores de histórias, peças teatrais, recreação infantil e de salas de leitura.

Na sua estréia na Bienal Internacional do Livro de São Paulo, a Secretaria de Estado da Cultura oferece programação divertida e diferenciada aos visitantes, por meio do Programa São Paulo: Um Estado de Leitores. Na 19a edição do evento, que se realiza no Pavilhão de Exposições do Anhembi, a secretaria organizou apresentações de contadores de histórias e de peças teatrais em seu estande, além de recreação infantil e de salas de leitura com mobiliário próprio para a atividade. Os trabalhos são conduzidos pelos arte-educadores Beto Vieira, Silvia Lohn, Chico dos Bonecos, Regina Drumont, Elza Sallut e César Oobeid.

Com o objetivo de analisar as possibilidades de ação conjunta entre empresas públicas e privadas – visando ao incentivo à leitura – será realizado amanhã, às 16 horas, o encontro Público e Privado: Uma Parceria pela Leitura. A iniciativa ocorrerá no mezanino e contará com a participação de representantes da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), da Secretaria de Estado da Saúde, da Fundação Volkswagen e do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), entre outras instituições. A mediação será de José Luiz Goldfard, coordenador do Programa São Paulo: Um Estado de Leitores.

Domingo e segunda-feira, ocorrerá, no Auditório Elis Regina, o Fórum do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), reunindo profissionais de entidades educacionais e culturais públicas e privadas de todo o País. O Estado será representado pelo programa coordenado por Goldfard. No encontro, serão apresentadas medidas governamentais e privadas para orientar a criação do PNLL. Na ocasião, haverá o encerramento do Ano Ibero-americano da Leitura (o Vivaleitura) e o lançamento das Diretrizes Básicas da Política Nacional do Livro (2006-2022) e do Prêmio Vivaleitura.

Leitura por prazer – O Programa São Paulo: Um Estado de Leitores foi criado em 2003 para incentivar o hábito da leitura por prazer entre todas as faixas etárias da população. Promove campanhas permanentes de arrecadação de livros. A finalidade é fornecer acervo inicial para a criação de bibliotecas e renovação das instaladas. Em 2005, a ação alcançou a meta de zerar o número de municípios paulistas sem bibliotecas.

SERVIÇO

Estande da Secretaria de Estado da Cultura

19ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

Até 19 de março, das 10 às 22 horas

Pavilhão de Exposições do Anhembi:

Av. Olavo Fontoura – 1.209 – capital – Tel. (11) 6226-0400

Entrada: R$ 10. Estudantes e aposentados pagam meia

Grátis para menores de 12 anos, maiores de 65 anos,

portadores de deficiências e profissionais do livro

Site www.bienaldo livrosp.com.br

Da Agência Imprensa Oficial