Saúde: Ribeirão Preto e Rio Preto começam 2006 com alerta contra a Dengue

As duas cidades já têm 39 e 30 casos confirmados, respectivamente

seg, 23/01/2006 - 12h20 | Do Portal do Governo

As cidades de Ribeirão Preto e São José do Rio Preto iniciaram 2006 com alerta contra a Dengue. As duas lideram o ranking de municípios do Estado com casos da doença, de 1º de janeiro a 23 de janeiro, com 39 e 30 registros, respectivamente. Em todo o Estado há 138 casos de Dengue_ nenhum do tipo hemorrágico, sem morte. As informações são da Secretaria de Estado da Saúde.

Dezenove das 645 cidades do Estado registraram casos de dengue nestas três semanas iniciais do ano (veja lista abaixo). A Secretaria recebe os dados diretamente das prefeituras, que os atualizam semanalmente.

“É importante que as cidades combatam a Dengue imediatamente. São Paulo precisa agir contra o problema que atinge todo o Brasil. Além de combater o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença, as prefeituras precisam notificar a Secretaria logo que surjam casos”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

A Secretaria disponibiliza equipes da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) para auxílio às prefeituras, que devem caçar os mosquitos, de acordo com o determinado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“A população, que sempre colaborou, precisa estar atenta. É importante acabar com os possíveis criadouros do Aedes”, diz Barradas Barata.

Para evitar a Dengue é importante lembrar de manter as caixas d’água, cisternas e reservatórios bem fechados e limpos, assim como trocar regularmente a água dos vasos de plantas e bebedouros dos animais (veja outras dicas abaixo).

Colabore

* Esvazie e vire de cabeça para baixo garrafas, para não acumular água da chuva

* Não guarde pneus em posição que permita acúmulo de água

* Mantenha os latões de lixo sempre tampados e secos

* Não deixe embalagens que possam acumular água jogadas

Assessoria de Imprensa Secretaria da Saúde