Réveillon: Metrô terá operação especial durante a virada do ano

Foi preparado um esquema especial de operação para atender a população que irá comemorar o Réveillon na avenida Paulista

ter, 27/12/2005 - 13h20 | Do Portal do Governo

Para facilitar o acesso ao local do evento, durante a madrugada do dia 1° de janeiro, os trens do Metrô circularão ininterruptamente nas Linhas 1 – Azul (Jabaquara – Tucuruvi), 2- Verde (Ana Rosa – Vila Madalena) e 3 – Vermelha (Corinthians/Itaquera – Barra Funda).

Na virada do ano, das 46 estações do Metrô que integram essas três linhas, 44 estarão abertas ao público durante 24 horas. A exceção ficará por conta das estações Trianon – Masp e Consolação, ambas na Linha 2 – Verde, que por estarem mais próximas do local das comemorações, serão fechadas, por recomendação da Polícia Militar, às 19 horas do dia 31 e reabertas às 4h40 do dia 1° de janeiro.

As outras estações do Metrô ficarão abertas para o embarque e desembarque de passageiros até às duas horas da manhã do dia 1 de janeiro. Após este horário, para atender o público que estiver deixando a festa, somente as estações Paraíso e Clínicas continuarão com seus bloqueios (catracas) abertos para embarque dos usuários. As demais estações permanecerão abertas somente para o desembarque dos passageiros.

O palco para as comemorações do Réveillon na avenida Paulista está sendo montado entre a rua Padre João Manoel e alameda Ministro Rocha Azevedo.

Ao seu lado, para a adoção de estratégias integradas, será instalado um centro de coordenação do evento, que contará com todos os órgãos envolvidos: Polícia Militar, Defesa Civil, Prefeitura de São Paulo, SPTrans e Metrô.

A previsão dos organizadores do Réveillon na Paulista é que o evento, com início previsto para as 19h30 e encerramento marcado para às 2h30 da manhã, atraia 2,2 milhões de pessoas. Para garantir a segurança da população, a PM fará bloqueios na região e não será permitida a entrada de pessoas com objetos pontiagudos, cortantes ou que possam ser arremessados.

No Metrô, a atenção com os usuários será redobrada. Além do reforço de trens em circulação, também haverá aumento do contingente de funcionários da segurança e das estações. Para garantir a tranquilidade nos acessos das estações Brigadeiro, Paraíso e Clínicas, haverá policiamento ostensivo da Polícia Militar. Durante toda a madrugada, os usuários serão orientados por meio de mensagens sonoras e cartazes nas estações.

Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô – Departamento de Imprensa