Tecnologia: IPT conta com novo laboratório de partículas

Laboratório amplia apoio tecnológico à indústria de fármacos e alimentos

ter, 20/12/2005 - 15h29 | Do Portal do Governo

Novas instalações do Laboratório de Tecnologia de Partículas do IPT inauguradas em dezembro (16) ampliam apoio tecnológico à indústria de fármacos e alimentos.

Em dezembro (16) aconteceu no IPT a cerimônia de inauguração das novas instalações do Laboratório de Tecnologia de Partículas. Ocupando uma área de 912m2, o laboratório é composto por equipamentos obtidos através de projetos financiados por órgãos de fomento federais e estaduais, como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico de São Paulo (CNPq), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Atua no desenvolvimento e melhoria de processos onde propriedades das partículas sólidas possam ser modificadas e controladas, a partir de processos de cristalização, precipitação, microencapsulação e secagem por spray-drying.

Cerca de 70% dos produtos industrializados são produzidos na forma sólida. Problemas frequentemente encontrados como qualidade pouco satisfatória, baixos rendimentos materiais e/ou energéticos e confiabilidade aleatória das instalações industriais são problemas tecnológicos cujas soluções são muitas vezes desconhecidas devido ao comportamento complexo de partículas sólidas. O domínio da Tecnologia de Partículas ainda demanda muita pesquisa técnico-científica e o IPT, na última década, tem concentrado esforços alocando e capacitando recursos humanos nessa área. Exemplo de aplicação da tecnologia do laboratório é a determinação da quantidade ótima de aditivos em uma formulação líquida (cosmético, pesticida, fármaco). “Hoje, o domínio da Tecnologia de Partículas é um dos parâmetros-chave na capacidade de agregar maior valor a produtos sólidos particulados”, declara Maria Inês Ré, pesquisadora do IPT. “O Laboratório está se preparando nesse momento para, através de sua infra-estrutura laboratorial ampliada, incrementar o suporte ao estágio de síntese e caracterização físico-química de partículas e seu apoio tecnológico aos setores industriais”.

Histórico do laboratório

Inaugurado com 600 m2 no final de 1999 com verba da Fapesp para sua infra-estrutura, recebeu em 2002, da mesma instituição, verba adicional de projeto temático Fapesp para ocupação de mais 300 m2. Desde então, vem recebendo novos equipamentos com recursos da Fapesp e do CNPq. Nesse ano de 2005, recebeu investimento da Finep para renovação de parte de área interna precariamente ocupada e equipamentos multi-usuários e apoiarão projetos de 6 programas de pós-graduação (12 doutorados e 10 mestrado), em parte, desenvolvidos nesse laboratório, além de 4 projetos de pós-doutorado. Em projeto recém-aprovado CNPq, o laboratório está recebendo outros equipamentos destinados à caracterização de sólidos.

Foram reformadas as subunidades S1 a S3, de síntese de partículas, que estavam em condições precárias de ocupação e funcionamento (necessidade de instalação de bancadas e sistemas de controle de temperatura ambiente e exaustão de gases e troca de piso). As subunidades S4, S8 e S9, de síntese de partículas, conformação de sólidos e recuperação e destilação de solventes, também requeriam instalação de capelas, aumento de bancadas e readequação do espaço interno para acomodação de novas instalações experimentais para pesquisa, o que foi contemplado nessa última reforma. “A nova infra-estrutura laboratorial representa um avanço na abordagem do tema Tecnologia de Partículas, porque reforça a possibilidade de uma análise fenomenológica dos mecanismos de formação de partículas sólidas ou de conformação (transformação) dessas partículas, em contato com meio líquido, melhor compreensão do comportamento de partículas em meios complexos e de seu controle”, conta Maria Inês.

Assessoria de Imprensa do IPT