Cultura: Parceria entre Transportes Metropolitanos, Pinacoteca e o Instituto Moreira Salles levam a

Acordo será assinado na próxima segunda-feira, dia 19 com a presença do secretário Jurandir Fernandes

sex, 16/12/2005 - 20h39 | Do Portal do Governo

Na próxima segunda-feira (19/12) o Secretário dos Transportes Metropolitanos Jurandir Fernandes formaliza a assinatura de duas importantes parcerias para ampliar o acervo e as ações artístico-culturais da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) na Estação da Luz.

Uma delas envolve o painel “Panorama de São Paulo”, do fotógrafo italiano Vincenzo Pastore, obra doada pelo Instituto Moreira Salles (IMS) ao acervo da CPTM.

A outra é o “Termo de Cooperação Técnica” firmado entre a empresa e a Associação dos Amigos da Pinacoteca do Estado, iniciativa que levará diversas formas de arte (pintura, escultura, áudio visuais) às instalações da Luz, por onde circulam 220 mil pessoas diariamente.

O Secretário Jurandir Fernandes, o presidente da CPTM, Mário Bandeira e o superintendente-executivo do IMS, Antonio Fernando De Franceschi, participam da cerimônia que oficializa a doação do painel – considerado emblemático para a memória fotográfica da metrópole – e sua exposição ao público.

Lembranças de São Paulo

Instalado no Saguão 2 da estação, o painel é formado por 9 módulos seqüenciais, dispostos em área de 9 m de comprimento por 2 m de altura. Faz parte de um conjunto de 137 imagens de São Paulo antiga, produzidas entre 1910 e 1915, que foi doado pelo neto do fotógrafo, o pianista Flávio Varani, ao Instituto Moreira Salles, em 1996.

Vincenzo Pastore (1865-1918) morou em São Paulo com a mulher, Elvira, no fim do século XIX. Em 1894, abriu um estúdio, conquistando fama graças a seus retratos. Mas sua atenção estava voltada ao cotidiano da capital que crescia, com destaque para cenas de rua, moradias no entorno do Rio Tamanduateí e figuras humanas como jornaleiros, engraxates e vendedores. Imagens que chegou a levar à Itália, pouco antes do início da Primeira Guerra.

Quem circula pelo subterrâneo da Luz poderá conhecer como era a cidade no início do século passado, identificando edificações como o Teatro Municipal, o Viaduto do Chá, a Igreja e Convento de São Francisco e o Colégio Mackenzie . Também há registro das obras de construção do Viaduto Santa Ifigênia, no Vale do Anhangabaú, e de espaços verdes como Pico do Jaraguá e Serra da Cantareira.
As imagens foram captadas entre 1911 e 1912.

Parceria de peso

Também será assinado um Termo de Cooperação Técnica entre a CPTM e a Associação dos Amigos da Pinacoteca do Estado que viabiliza a exposição de pinturas, esculturas, murais, fotografias, áudio visuais e artes gráficas nos corredores, saguões subterrâneos e às plataformas da Luz por onde circulam 220 mil pessoas diariamente

A projeto inicial visa manter seis pontos para essa finalidade. No corredor de acesso ao Metrô, por exemplo, uma estrutura suspensa indoor, de 20 m x 4 m, lembrando a linguagem dos outdoors das ruas, irá abrigar mostras temporárias e abrir espaços para jovens artistas. No jardim interno do mezanino está prevista a exibição de esculturas do acervo da Pinacoteca. Já na Plataforma 2 serão instaladas duas ‘vitrines’ para a apresentação de obras que estejam em exibição na Pinacoteca.
A proposta é divulgar ao grande público as obras da instituição.

Na formalização da parceria, além do Secretário Jurandir Fernandes, estarão presentes o secretário de Estado da Cultura, João Batista de Andrade e o secretário-adjunto Fábio Magalhães. Assinam esse acordo o presidente da CPTM, Mário Bandeira, o presidente da Associação dos Amigos da Pinacoteca, Carlos Wendel de Magalhães e o Diretor-técnico da Pinacoteca do Estado, Marcelo Mattos Araújo.

Oficializada nas dependências da Pinacoteca, a cooperação estabelece as seguintes atribuições: a CPTM cederá os espaços, a Associação dos Amigos da Pinacoteca cuidará da curadoria e a Pinacoteca fará a supervisão técnica.

Contato com a arte

As iniciativas seguem a política do Estado, que privilegia a revitalização da região central de São Paulo, em especial o entorno da Estação da Luz. E reforça a diretriz da CPTM no sentido de preservar o patrimônio e utilizar os espaços de suas estações para intervenções culturais, em benefício de quem utiliza o transporte ferroviário.

Como modelo dessa comunicação cultural mais estreita com os usuários, vale destacar ações como a exposição permanente do painel “Epopéia Paulista” da artista plástica Maria Bonomi, reconhecida internacionalmente como uma das maiores gravuristas da atualidade. A obra – com 150 placas entre 60 e 200 quilos, contendo mais de mil gravuras – faz parte do acervo da estação desde que a companhia concluiu o Projeto Integração Centro.

A arte do grafite também marca presença no local. Os artistas “Os Gêmeos” e Ise reproduziram duas composições, lado a lado, em tamanho natural (16 m x 5 m) dos trens da futura Linha 4 – Amarela do Metrô, colorindo e modernizando a parede do túnel de acesso à integração gratuita entre o sistema da CPTM e a Linha 1 – Azul, do Metrô.

Eventos: Inauguração do painel “Panorama de São Paulo”, do fotógrafo italiano Vincenzo Pastore e Assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre a CPTM e a Associação dos Amigos da Pinacoteca.
Data: 19/12/2005
Horários: 11h45 e 12h30
Locais: Estação da Luz, Saguão 2, Praça da Luz, nº 1 e na Pinacoteca (Sala do Diretor Técnico)

Assessoria de Imprensa da CPTM
C.A.