Metrô: Estação Imigrantes da linha 2 recebe os primeiros equipamentos elétricos

São cinco transformadores, um deles com cerca de 17 toneladas

seg, 05/12/2005 - 20h54 | Do Portal do Governo

A partir da próxima sexta-feira, dia 9, a estação Imigrantes, uma das três estações que fazem parte da expansão da linha 2 – Verde, receberá os primeiros equipamentos elétricos que possibilitarão tornar o trecho operacional em março de 2006.

São cinco transformadores, um deles com cerca de 17 toneladas e os outros quatro com pesos que variam de uma a três toneladas, um grupo gerador diesel, além de painéis elétricos. Esses equipamentos serão colocados na sala técnica da estação Imigrantes, trabalho que começa na sexta-feira, após o almoço, e se estende até a tarde do domingo, dia 11.

Para que a descida desses equipamentos à sala técnica seja possível, o Metrô, com apoio da Companhia de Engenharia de Tráfego – CET, terá que interditar uma das pista dos viaduto Saioá, local onde
ficará estacionado o caminhão do transporte dos equipamentos.

Dentro do canteiro de obras do Metrô, um guindaste de 90 toneladas movimentará os transformadores elétricos, instalando-os nas respectivas salas.

Sala Técnica

A sala técnica da estação já tem 100% do bandejamento pronto para acomodar os cabos elétricos que farão a interligação com os painéis elétricos e eletrônicos da estação e da via. Já foram entregues na estação cerca de 55 mil metros de cabos de potência, com bitola de 150 mm², e 60 mil metros de cabos de energia e controle para o sistema de tração e 3º trilho para o funcionamento dos trens na via.

Via Permanente

Uma das características da via permanente de trechos da expansão do Metrô, local onde serão instalados os trilhos, é a utilização do sistema de amortecimento chamado massa-mola, que possibilita a redução da vibração e ruído da passagem do trem aos moradores do entorno da linha.

Na região compreendida entre o elevado e a plataforma de Imigrantes a via permanente não requer amortecimento e já está 100% concluída, aguardando a chegada dos trilhos, prevista para janeiro próximo.

No trecho compreendido entre os poços de obras Carlos Petit e Vila Mariana, cerca de 400 metros de massa-mola já estão prontos, aguardando a instalação dos trilhos, a partir da segunda quinzena deste mês.

Do “poço Sepaco” até a plataforma da estação Imigrantes, cerca de 60% do sistema de redução de vibração e ruído já está concluído e na região do “poço Domingos Ferreira” o sistema massa-mola começou a ser executado na região onde ficarão os aparelhos de mudança de via, equipamento que possibilita que os trens mudem de uma via para a outra.

Departamento de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô
C.A.