USP: Sistema de rede de sensores sem fio reduz manejo na pecuária

O sistema wireless poderá captar os sinais elétrico-cerebrais dos animais, reduzindo o manejo no campo

qui, 17/11/2005 - 9h43 | Do Portal do Governo

Em breve, um sistema de sensores inteligentes deverá ser um eficiente aliado da pecuária brasileira. Na USP de Pirassununga, pesquisadores desenvolveram uma rede wireless (sem fio) que está sendo testada no monitoramento remoto de bovinos. A tecnologia, inédita no Brasil, já conta com reconhecimento internacional. Os resultados acabam de ser publicados na revista científica norte-americana American Computers and Eletronic in Agriculture.

Os testes estão sendo realizados no Laboratório de Física Aplicada e Computacional (Lafac) da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). O wireless floating base sensor network protocol (FBSN), como foi denominado o protocolo, é composto de uma rede de sensores móveis que captam os sinais elétrico-cerebrais de bovinos.

O professor Ernane Costa, que coordena o projeto, explica que a idéia é simples: ‘Enquanto as redes wireless convencionais são controladas por uma estação de rádio com base fixa, nosso sistema é composto de sensores móveis e cada nó da rede pode ser, aleatoriamente, transformado em outra estação de rádio base’, descreve. Ou seja, quando os nós da rede transformam-se em estações base, os sensores conseguem se comunicar entre si e transmitir informações para uma base principal.

O Lafac está desenvolvendo um projeto usando esta nova tecnologia. Em cada animal será instalado um sensor – subcutâneo (sob a pele) ou fixado na orelha – do tamanho aproximado de uma moeda de 10 centavos. ‘Estes pequenos sensores serão capazes de indicar a localização de cada animal’, diz o pesquisador. Sensores um pouco maiores, do tamanho de uma caixa de fósforos, podem captar reações cerebrais do animal (por pequenos aparelhos de Eletroencéfalograma) e controlar sua temperatura, por exemplo. No Lafac, estudos com este tipo de monitoramento já foram realizados com sucesso. ‘Nosso sistema vem complementar as pesquisas feitas neste campo’, conta Costa.

Manejo reduzido
Em grandes fazendas de gado, o manejo dos animais, em muitos casos, exige a presença do trabalhador. No sistema desenvolvido no Lafac, um computador irá centralizar todas as informações enviadas via rede sem fio. ‘Podemos imaginar uma grande área com mais de 100 mil cabeças de gado, por exemplo. Se um deles se desgarra a capacidade de comunicação dos sensores permite que um sinal seja encaminhado a um computador central, que alertará sobre a ausência’, exemplifica o pesquisador.

O professor lembra que, se o sistema fosse feito sobre encomenda de uma empresa especialista na área, o projeto iria custar cerca de US$ 58 mil. Nos laboratórios do Lafac, o custo foi de apenas R$ 42 mil, com verba cedida pela Fapesp. ‘Adaptamos tecnologias e equipamentos, o que permitiu baratear o custo de implantação’, conta o pesquisador.

Ele lembra que a tecnologia também pode ser adaptadas para ser usada em alarmes inteligentes e operações militares, para registros de deslocamentos de tropas. Os pesquisadores do Lafac deverão prestar assistência a uma empresa do setor agrícola que irá implantar o sistema em pivôs de irrigação. ‘É comum em grandes plantações ocorrer roubos de peças destes equipamentos. Com uma rede de sensores wireless inteligentes, a retirada de qualquer parte do equipamento seria detectada por um sistema central’, conta. Segundo Costa, dependendo dos investimentos da empresa, a tecnologia poderá ser implantada em seis meses ou um ano. O trabalho completo esta on line no site http://www.sciencedirect.com/science/journal/01681699 .

Antonio Carlos Quinto, da Agência USP