Recursos Hídricos: Sabesp promove curso de tratamento de esgotos domésticos em Franca

Seminário internacional vai até de 12 de novembro

ter, 25/10/2005 - 15h27 | Do Portal do Governo

A cidade de Franca sedia desde o dia 20 a 6a edição do Curso Internacional de Técnicas em Tratamento de Esgotos Domésticos, promovido pela Sabesp. Até o dia 12 de novembro, o treinamento debaterá com profissionais em saneamento básico e ambiental os efeitos provocados no meio ambiente pela operação de esgotamento sanitário e pelos impactos da limitação dos recursos naturais.

Também tem por objetivo difundir a experiência da Sabesp nesse campo. Deverão participar representantes de países latino-americanos e africanos de língua portuguesa e de empresas estaduais e municipais brasileiras, além de outros profissionais do setor. O curso faz parte do Programa de Treinamento para Terceiros Países oferecido pela Agência de Cooperação Internacional Japonesa, que é parceira da Sabesp desde 1978 e integra o acordo básico de cooperação técnica Brasil – Japão.

A escolha de Franca – O município de Franca tornou-se referência em saneamento ambiental pelos índices de atendimento e serviços oferecidos pela Sabesp. Seus moradores têm 100% de abastecimento com água tratada, de coleta e afastamentos dos esgotos e também de tratamento dos esgotos coletados. Outro fator importante diz respeito à qualidade do laboratório de controle sanitário de Franca, o primeiro do Brasil a ser credenciado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). Do tratamento dos esgotos, na região, obtém-se o insumo agrícola batizado de Sabesfértil, produto registrado no Ministério da Agricultura. Esse condicionador de solo é utilizado na recuperação de áreas degradadas e reciclagem de nutrientes na agricultura.

O programa prevê palestras, seminários, aulas práticas e visitas técnicas, com temas ligados à realidade social e ambiental do Brasil, à experiência da Sabesp e tecnologias no saneamento. Entre os assuntos estão desenvolvimento sustentável e a consciência ambiental; legislação ambiental; concepção de sistemas de esgotos sanitários (coleta, transporte e tratamento); fundamentos básicos do tratamento de esgotos domésticos; desinfecção; disposição de efluentes, recebimento de efluentes não-domésticos e automação de estações de tratamento.

Do Departamento de Comunicação da Sabesp