Cultura: Avenida Paulista será sede de evento de incentivo à leitura

O 'Corredor Literário na Paulista' será realizado de 24 a 30 de outubro

ter, 18/10/2005 - 17h47 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Cultura e a Associação Paulista Viva promovem, entre os dias 24 e 30 de outubro, o Corredor Literário na Paulista, que tem por finalidade a disseminação do livro e o incentivo à leitura. Em 21 países da Europa e das Américas, 2005 foi escolhido como Ano Ibero-Americano da Leitura, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e a Organização dos Estados Ibero-Americanos.

O evento de São Paulo terá a colaboração de editoras e empresas sediadas na Avenida Paulista. As atividades serão distribuídas ao longo de todo o eixo, em locais estratégicos. Haverá feirinhas de livro, campanha de doações, oficinas de literatura e leitura, saraus, dramatizações, jograis, ações performáticas na rua, palestras, mesas-redondas, workshops, entre outros.

Bancos, empresas, centros de compras, espaços culturais, galerias, livrarias, hospitais, estações de Metrô, parques públicos, condomínios, museus e escolas se transformarão em locais de divulgação da leitura por prazer. Serão aproximadamente 400 atividades na avenida que é considerada símbolo de São Paulo.

Alguns dos locais que abrigarão eventos são o Masp, Casa das Rosas, Instituto Itaú Cultural, Sesc, Fiesp e Conjunto Nacional. O Centro de Exposições do Colégio São Luís terá feira de livros durante toda a semana.

Secretaria da Cultura