Governo promove casamento comunitário de 1271 casais em São Bernardo do Campo

Governador e primeira-dama do Estado são padrinhos do casal mais idoso

dom, 16/10/2005 - 14h40 | Do Portal do Governo


Formalizar a união. Este foi este o compromisso de 1271 casais na manhã deste domingo, dia 16. Com a presença de mais de 7 mil pessoas, entre noivos e convidados, o casamento comunitário organizado pela Escola da Família no Ginásio Poliesportivo de São Bernardo do Campo oficializou gratuitamente a situação de casais de baixa renda.

O governador Geraldo Alckmin e dona Lu Alckmin foram padrinhos do casal mais velho, Luiz Novack, 68 anos, e Erondina Beatriz Nunes, 56 anos, que foram os primeiros a se casar.

Para registrar os casais, a cerimônia teve a presença de 40 juizes de paz e 40 escreventes, que tiveram a estrutura de três cartórios de registro civil. “Essa iniciativa é muito positiva, porque permite que as pessoas regularizem sua situação sob o ponto de vista civil”, afirmou o governador.

Maria de Fátima Medeiros e Vanderlei Mendes Vieira aproveitaram a ocasião para realizar o casamento civil. “Nós já casamos na igreja, mas o casamento civil ia ficar para mais tarde. Foi muito bom”, disse Maria de Fátima. O casal tem duas filhas, de 7 e 1 ano.

Os casais sem condições financeiras devem se dirigir até um Cartório de Registro Civil para legalizar a situação e pedir um atestado de pobreza que comprove a necessidade do casamento civil gratuito.

Se o registro grátis for negado, o casal deve fazer uma denúncia na Secretaria da Justiça. O artigo 1512 do novo Código Civil garante o casamento gratuito a pessoas de baixa renda.

Os cartórios não cobraram pelo serviço. O juiz-corregedor, Dr. Ivan Nagamori de Souza, a juiza-corregedora do Riacho Grande, Eduarda Maria Romeiro Corrêa e o Promotor de Justiça, Maximiliano R. E. Fuhrer, liberaram a publicação dos proclamas (documento emitido pelo cartório, na hora em que os noivos dão entrada nos papeis de casamento) sem o pagamento de taxa.

Jaina Carvalho