Pesquisa: IPT comemora o Dia Mundial da Normalização

Instituto, pioneiro em normalização no País, é co-fundador da ABNT

sex, 14/10/2005 - 15h14 | Do Portal do Governo

Hoje, 14 de outubro, é o Dia Mundial da Normalização. Em 2005 o foco concentra-se em segurança. O IPT, pioneiro em normalização no País, é co-fundador da ABNT

Confiabilidade, desempenho e respeito ambiental são alguns atributos que diferenciam produtos industriais consumidos em vários países, inclusive Brasil. A este conjunto dá-se o nome de qualidade. Para alcançá-la não há mágica. Há normas técnicas.

Hoje comemora-se o ‘Dia Mundial da Normalização’. Esta é uma forma de reconhecer o empenho no desenvolvimento de Normas Internacionais, em especial pela Organização Internacional da Normalização (ISO), União Internacional das Telecomunicações (UIT) e Comissão Electrotécnica Internacional (CEI). Com o tema ‘normas técnicas para um mundo mais seguro’, as comemorações este ano estão voltadas para a segurança de produtos e serviços. O Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), vinculado à Secretária de Ciência Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, tem um papel relevante na criação e implementação da Normas Técnicas Brasileiras.

A partir da padronização de alguns materiais (cimento, agregados, concreto e aços) e procedimentos de ensaio, lançou as sementes da normalização no Brasil. Co-fundador, em 1940, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o IPT passou atuar de forma marcante nas atividades de normalização brasileira, tornando-se um dos principais colaboradores na produção de normas técnicas nacionais e internacionais em diversos ramos da atividade industrial.

Atualmente, o IPT é representante oficial de venda no Brasil das normas técnicas da American Society for Testing and Materials (ASTM), Deutsches Institut fur Normung (DIN) e Instrumentation, Systems and Automation Society (ISA). Por meio de parceria com o DIN, comercializa também as normas técnicas internacionais ISSO e IEC em suas versões européias CEN e Cenelec.

Assessoria de Imprensa do IPT