Educação: Esalq promove semana técnico-científica e cultural

48ª Semana Luiz de Queiroz oferece temas desde turismo rural aos transgênicos

sex, 14/10/2005 - 12h27 | Do Portal do Governo

Programação técnico-científica e cultural termina amanhã, com a reunião de congraçamento das turmas e comemoração do Dia Nacional do Agrônomo

Do turismo rural aos transgênicos são os temas que serão oferecidos aos participantes da 48ª Semana Luiz de Queiroz, promovida pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), prefeitura do câmpus e pela Associação de Ex-alunos da Esalq. A programação técnico-científica e cultural termina neste sábado, dia 15, com a reunião de congraçamento das turmas e comemoração do Dia Nacional do Engenheiro Agrônomo, além das homenagens pelos 105 anos do Jornal de Piracicaba, 100 anos da empresa Bunge, 100 anos do Instituto de Zootecnia, 50 anos da República Jacarepaguá, 30 anos da Universidade Metodista de Piracicaba e 20 anos do Câmpus Luiz de Queiroz.

No evento será realizada mostra de equipamentos e estandes do Ministério da Agricultura, Embrapa, Dedini e Valtra relacionados à agricultura orgânica, produção integrada, pesquisa agropecuária, agrometeorologia e desenvolvimento sustentável, tecnologia para a agroenergia e equipamentos movidos a biodiesel.

Idéias inovadoras – Hoje, será lançado o Programa Esalq Tec Incubadora Tecnológica, destinado a apoiar empreendedores. Instalada na Fazenda Areão, numa área de 10 mil metros quadrados, terá capacidade para comportar até 16 empresas por dois anos. A Incubadora de Empresas Agrozootécnicas de Inovação Tecnológica é um programa originário do convênio entre a Esalq e o governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo (Sebrae-SP) e da prefeitura de Piracicaba.

O objetivo é favorecer a formação e a consolidação de micro e pequenas empresas de inovação agrozootécnica, nos seus aspectos tecnológicos, gerenciais, mercadológicos e de recursos humanos, segundo a política nacional de desenvolvimento, de modo a assegurar o seu fortalecimento e a melhoria de seu desempenho.
As iniciativas e idéias inovadoras de uma pessoa ou de um grupo encontrarão, no projeto, ambiente propício e condições para funcionamento de suas empresas: serviços especializados, orientação, espaço físico e infra-estrutura técnica, administrativa e operacional.

Da Agência Imprensa Oficial