IPT: Unidades móveis do projeto Prumo levam soluções tecnológicas às fábricas

Cresce interesse das micro e pequenas empresas e o IPT supera metas de atendimento

ter, 04/10/2005 - 18h24 | Do Portal do Governo

Cresce interesse das micro e pequenas empresas e o IPT supera metas de atendimento

‘Quando pedimos a terceira, a quarta e a quinta unidades móveis do Prumo plástico, ficamos com elas paradas por dois anos’, conta Selma Barbosa Jaconis, engenheira química e pesquisadora do IPT, quando lembra das dificuldades iniciais do projeto. Agora, quando chega à sétima unidade (quatro de atendimento ao setor do plástico e duas ao da borracha), supera as metas com 45 atendimentos mensais só com o Prumo Plástico e atinge a meta de 20 atendimentos mensais com o Prumo Borracha, vê esses obstáculos como pitorescos. ‘Somos um caso de sucesso do IPT’.

Segundo Selma, entrar nas empresas para dar apoio tecnológico era visto com muita desconfiança pelo microempreendedor. ‘O fato de o IPT ser um órgão ligado ao Estado gerava uma impressão de que éramos fiscalizadores, além disso, inicialmente, enfrentamos problemas com a montagem das novas unidades’.

A solução encontrada foi a pró-atividade. ‘Percebemos que os contatos telefônicos não nos davam os retornos que queríamos e paramos de esperar. Fomos atrás de parcerias’. O grande salto do Prumo aconteceu em abril deste ano com a Feira Internacional da Indústria do Plástico, a BrasilPlast, em que o IPT entrou em contato com o setor e conquistou novos clientes. A partir daí, criou-se uma estratégia de montagem de uma rede. ‘Percebemos que quando um micro-empresário era favorecido pelo Prumo e indicava outro era mais fácil ganhar a confiança do cliente percebida em campo’, diz Selma.

Para vencer o receio existente, foi escrita uma carta de esclarecimento às micro e pequenas empresas pelos coordenadores Vicente Mazzarella e Mari Katayama. Nela explicava-se a gratuidade do primeiro atendimento Prumo, que é patrocinado pelo Sebrae e pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, a total independência do IPT de órgãos públicos como o Ministério do Trabalho e sublinhava-se a credibilidade dos serviços do Instituto, com garantia de sigilo.

Hoje, o resultado salta aos olhos. ‘Transformamos todos os problemas em oportunidades de crescimento. O número de atendimentos atual é resultado de um esforço conjunto e multidivisional, pois contamos com diversos profissionais e áreas chaves do IPT, que apoiavam e viabilizavam nossas idéias e ações, entre elas DQ, DAPRE, CEF, Setor de Transportes, entre outros’.

O que é o Prumo

O Projeto Prumo incorpora o conceito de unidade móvel para disponibilizar tecnologia para as micro e pequenas empresas. As unidades móveis são veículos dotados de equipamentos laboratoriais que vão até as empresas para identificar os principais problemas técnicos e realizar ensaios e análises de matéria-prima e produtos, sob a condução de engenheiros e técnicos do IPT. A visita das unidades móveis é acompanhada pelo pessoal da empresa. Cada atendimento deve ter a duração de dois dias.

Assessoria de Imprensa do IPT