Covas recebe em audiência representantes do setor sucroalcooleiro

nd

seg, 23/10/2000 - 15h45 | Do Portal do Governo

O governador Mário Covas atendeu em audiência, nesta segunda-feira, dia 23, no Palácio dos Bandeirantes, o presidente da Federação dos Trabalhadores da Indústria da Alimentação, Melquíades Araújo, e o novo presidente da União da Agroindústria Canavieira do Estado de São Paulo (Unica), Eduardo Pereira de Carvalho, que assumiu o cargo há dois meses. Carvalho ressaltou que esse foi seu primeiro encontro com o governador após assumir a presidência da Única. Segundo o presidente da Única, o objetivo da visita foi reafirmar propósitos comuns, garantindo a continuidade do trabalho em conjunto do setor privado e Governo do Estado. “Encontrei uma disposição excepcional por parte do Governo em continuar trabalhando conosco”, disse.
Carvalho também apresentou ao governador seus projetos para o setor, que incluem a difusão para outros países do modelo energético do álcool e a mistura desse combustível à gasolina.
Já Melquíades Araújo lembrou que o setor sucroalcooleiro emprega cerca de um milhão de pessoas no País, dos quais, 60% estão no Estado de São Paulo e que o setor passou por um período de crise. O presidente da Federação dos Trabalhadores da Indústria de Alimentação atribuiu o reaquecimento do setor ao governador Mário Covas, que agiu em defesa da manutenção do emprego.
O secretário estadual do Emprego e Relações do Trabalho, Walter Barelli, também presente à reunião, afirmou que o Governo do Estado continua apoiando o setor sucroalcooleiro “sempre numa visão estratégica”. Esse é um setor que gera muitos empregos, oferece um produto que polui menos que a gasolina e tem uma tecnologia – a mistura do álcool à gasolina – que precisa ser difundida por toda a América Latina. “Precisamos também começar a olhar a possibilidade desse produto se transformar em commodities para que outros países venham a substituir um combustível menos puro, que é o MTBE, um derivado do petróleo que até traz problemas de poluição”, destacou.
Perguntados sobre o estado de espírito do governador, todos afirmaram que Covas está muito disposto, bem-humorado e trabalhando normalmente.

Cíntia Cury