Cultura: Pinacoteca apresenta Bronzes de Stockinger

Foram escolhidas 60 obras do artista austríaco

seg, 19/09/2005 - 16h54 | Do Portal do Governo

As obras em bronze de Xico Stockinger, um dos mais destacados artistas de sua geração, divididas em três séries, estão expostas na Pinacoteca do Estado, sob curadoria de Agnaldo Farias. Foram escolhidas 60 obras do artista que obtém esculturas da pedra, do metal e da madeira. As séries representam três momentos diferentes de sua obra: Gabirus, dos anos 90, aponta famílias do sertão nordestino; no segundo conjunto, figuras femininas, longilíneas; o terceiro grupo destaca uma procissão de pequenas esculturas realizadas em terracota.

Nas palavras do curador Agnaldo Farias, “visitar a obra de Stockinger é tomar contato com a maior parte da gama de questões com que os artistas modernos se defrontaram”. Mestre Francisco Stockinger, artista austríaco de dotes múltiplos e imprevisíveis, tem trajetória artística de quase sessenta anos, pontuada por uma prolífica produção escultórica.

O projeto de uma exposição dedicada à obra, contemplando um significativo conjunto de esculturas em bronze, deve-se, pois, à necessidade de se divulgar uma obra única pela maneira com que logra juntar alta qualidade com uma natureza polimórfica.

Até dia 23/10, das 11h às 14h
Pinacoteca do Estado
Praça da Luz, 2. (11) 3229-9844

Da Secretaria da Cultura