Des. Social: Parceria capacita jovens de baixa renda para o mercado de trabalho

Primeira turma de alunos concluiu curso de seis meses voltado ao desenvolvimento de capacidades empreendedoras para o mercado de trabalho

qui, 15/09/2005 - 13h27 | Do Portal do Governo

Na próxima segunda-feira, dia 19, 121 jovens, com idades entre 15 e 24 anos de famílias com renda até dois salários mínimos, terão motivos de sobra para comemorar. Após seis meses freqüentando as aulas do Programa Educação para o Trabalho, eles receberão os diplomas de conclusão do curso e sairão com melhores condições para enfrentar o mercado de trabalho.

O programa é fruto de uma parceria entre a Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADS), Coca-Cola Femsa, e Senac e prevê a capacitação de 300 jovens por ano. A cerimônia de formatura contará com a secretária estadual Maria Helena Guimarães de Castro e do presidente da Coca-Cola Femsa, Ernesto Silva.

“Esta parceria entre a SEADS, Coca-Cola Femsa e Senac é conseqüência do sucesso da Rede Social São Paulo. A Rede Social tem características diferentes de outras parcerias, pois assume funções de acompanhamento e gestão dos projetos. A união da gestão pública e privada permite compartilhar sucessos como esses, de forma objetiva”, declarou a secretária Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Helena Guimarães de Castro.

“A Coca-Cola Femsa desenvolve, há quase uma década, projetos de responsabilidade social que têm como foco a educação para jovens. Dentro desse contexto, a parceria com o Governo do Estado de São Paulo para o desenvolvimento da área do Parque Estadual Fontes do Ipiranga (PEFI) tem por objetivo capacitar os alunos a desenvolver atividades empreendedoras que possam reverter em renda para sua família”, diz Ernesto Silva, presidente da Coca-Cola Femsa.

Capacitação por Módulos

Com duração de seis meses e carga horária de 330 horas, o curso é dividido em oito módulos: Estação Qualidade de Vida; Estação de Apresentação Pessoal; Estação de Trabalho e Atitude Empreendedora; Estação de Informática, realizada nos laboratórios da Universidade Radial; Estação de Organização e Estética de Ambientes; Estação de Tecnologia das Transações Comerciais e Estação de Recepção e Atendimentos a Clientes. Há ainda a Estação de Vivência, que viabiliza aos jovens experiências em situações reais de trabalho. Esta primeira turma de formandos compartilhou experiências nas empresas: Wal-Mart, lojas Renner, C&A, H2M, Hotel Hilton, Hotel Mercure, Instituto Brasileiro de Tecnologia (IBTA), Senac Santo Amaro, Campus Universitário Senac e Coca-Cola Femsa.

As aulas são realizadas no Centro de Cultura, Esporte e Lazer do Parque Estadual Fontes do Ipiranga (PEFI), na rodovia dos Imigrantes km 11,5, em horários alternados ao da escola, segunda a sexta das 9 às 12h e das 14h às 17 horas.

Nesta parceria, a SEADS cede o espaço para as aulas e cadastra os alunos no Ação Jovem, programa que beneficia jovens com uma bolsa-auxílio de R$ 60,00 por mês. A Coca-Cola Femsa é a responsável pela infra-estrutura, custeio e administração geral do Programa, além de se comprometer a receber os cinco melhores alunos ao final do curso como estagiários da empresa. Já o Senac realiza a capacitação técnica de todas as turmas. “Aqui a gente aprende a se comportar numa entrevista de emprego, alimentar-se direito, ter uma atitude empreendedora e o melhor, é tudo gratuito. No começo, até a minha mãe desconfiou de que algo de graça seria bom”, declarou José Alberto Santos Freire, ou simplesmente Beto (20 anos), ansioso por receber o diploma.

Karina Lúcia da Silva, 16 anos, é outra jovem que não consegue esconder a sua alegria pela formatura. “Estudo de manhã e venho para o curso à tarde. Aqui os educadores sabem passar ensinamentos que servem para o nosso dia-a-dia. Vale a pena o esforço de conciliar a escola com o curso”.

Sobre a Rede Social São Paulo

A Rede Social São Paulo foi instituída em março de 2003 pelo Governo do Estado de São Paulo, através da SEADS, e reúne 31 fundações, institutos e associações compromissadas com o objetivo de integrar e articular ações para o desenvolvimento social, evitando a fragmentação, superposição e a pulverização de tais iniciativas.

Serviço:

Formatura do Programa Educação para o Trabalho
– Local: Centro de Cultura, Esporte e Lazer do Parque Estadual Fontes do Ipiranga – PEFI.
– Endereço: Rodovia dos Imigrantes km 11,5.
– Data: 19 setembro de 2005, segunda-feira
– Hora: 15h30