Cetesb: Curso debate mudanças climáticas e mercado de créditos de carbono

Curso sobre mudanças climáticas e mercado de carbono atrai participantes de vários Estados

ter, 13/09/2005 - 16h31 | Do Portal do Governo

A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) iniciou, nesta terça-feira, dia 13, o curso “Mudanças Climáticas, Projetos de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo e Mercado de Créditos de Carbono”, reunindo alunos de Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul, além de São Paulo. O evento foi aberto pelo presidente da Cetesb, Rubens Lara, que manifestou a satisfação em receber profissionais de vários Estados, num processo de transferência de tecnologia, cumprindo uma política que visa a busca da melhoria da qualidade ambiental.

Lara lembrou que, durante os quatro dias de curso, os participantes poderão se inteirar do trabalho que a Cetesb vem desenvolvendo nos últimos dez anos na área de mudanças climáticas. “Devemos refletir e pensar nas gerações futuras, poios toda a agressão é retribuída de forma veloz”, afirmou.

O curso, que prossegue até a próxima sexta-feira (16/9), tem a coordenação técnica dos engenheiros João Wagner Alves e Dione Pradella, respectivamente, gerente e técnica da Divisão de Questões Globais da CETESB, os quais, junto com a socióloga Josilene Ferrer, fizeram uma apresentação sobre o mercado de carbono no Brasil. No período da tarde, Rachel Bidermann e Gylvan Meira, entre outras, trataram da “Participação da Sociedade Civil” e do “Papel do Governo Brasileiro na aprovação dos Projetos de Carbono”.

O treinamento, que faz parte da agenda dos 49 cursos abertos programados para o ano de 2005, foi organizado pelo Setor de Transferência de Conhecimento – ARDT. O curso, com duração de 32 horas, com horário das 8 às 17 horas, conta a participação de 30 profissionais das áreas de humanas e exatas.

Nesta quarta-feira (14/9), os participantes assistirão a exposições sobre “Políticas Públicas para Implantação do Protocolo de Quioto no Brasil”, “Aplicação Jurídica do Protocolo de Quioto no Brasil”, “Mercado de Créditos de Carbono” e “Energia e Mitigação de Gases de Efeito Estufa”.

O curso se encerra no próximo dia 16 com participação do ex-secretário do Meio Ambiente, Fábio Feldmann, que discorrerá sobre o “Fórum Paulista de Mudanças Climáticas Globais. Ao final do curso serão apresentados e discutidos os projetos em questão.

Assessoria de Imprensa da Cetesb