Metrô: Biblioteca na estação Tatuapé já conta com 2.500 livros

Metrô inaugurou a segunda biblioteca 'Embarque na Leitura' e oferece empréstimo gratuito de livros na Zona Leste

sex, 02/09/2005 - 12h02 | Do Portal do Governo

O Metrô inaugurou nesta quinta-feira, dia 1º, no mezanino da estação Tatuapé, a segunda biblioteca ‘Embarque na Leitura’. No local, os usuários do Metrô, além de contar com um acervo disponível de 2.500 livros, terão um espaço para conversar sobre literatura com escritores e artistas das mais diversas áreas culturais. A primeira biblioteca foi inaugurada há um ano, na estação Paraíso.

No evento estiveram presentes o Secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, o presidente do Metrô, Luiz Carlos David, e representantes da USIMINAS, COSIPA, Rio Negro, Dufer e do Instituto Brasil Leitor, parceiros do Metrô nessa iniciativa cultural.

A nova biblioteca ficará aberta das 11 às 20 horas, de segunda a sexta-feira, e contará inicialmente com um acervo dos mais diversos gêneros, como literatura estrangeira e brasileira, filosofia, sociologia, religião, história, geografia, auto-ajuda e infantil.

Para cadastrar-se, os interessados devem apresentar documento de identidade, comprovante de residência recente e uma foto 3×4. Os menores de doze anos devem estar acompanhados dos pais para ficarem sócios.

Os livros devem ser devolvidos em no máximo dez dias e, para isso, os usuários podem utilizar uma caixa coletora colocada na lateral da biblioteca, mesmo fora do seu horário normal de funcionamento. Os livros retirados ali não podem ser devolvidos na biblioteca de Paraíso e vice-versa.

A estação Tatuapé do Metrô, onde circulam cerca de 100 mil usuários por dia, está integrada às linhas E e F da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

‘Embarque na Leitura’ na estação Paraíso

A biblioteca da estação Paraíso conta atualmente com 8.300 associados. Em julho foram feitos 2.869 empréstimos, média de 136 por dia. O livro mais retirado até o mês passado foi ‘O Livro das Religiões’, autoria de Jostein Gaarder.

Departamento de Imprensa do Metrô