Programa Pró-Estrada começa beneficiando 44 cidades do Interior

Covas entregou as primeiras 28 máquinas para conservação de vicinais por meio de sete consórcios intermunicipais

qua, 18/10/2000 - 19h52 | Do Portal do Governo

Covas entregou as primeiras 28 máquinas para conservação de vicinais por meio de sete consórcios intermunicipais

O governador Mário Covas entregou nesta quarta-feira, dia 18, os primeiros 28 equipamentos do Pró-Estrada – programa de melhoria das estradas municipais – coordenado pela Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento. As máquinas (motoniveladoras, tratores-esteira, pás- carregadeira, e retroescavadeiras) foram repassadas em conjunto para 44 municípios do Interior, que se organizaram em sete consórcios. Cada cidade pagará R$ 1.400,00 mensais para ter a posse definitiva das máquinas em parceria com os demais municípios do consórcio. Ao todo serão 60 parcelas sem juros e correções monetárias.
“Essa é uma iniciativa que pode prosperar ou não. Vai depender da capacidade de articulação regional de vocês”, disse Covas aos prefeitos e secretários municipais presentes. O governador informou que se a fórmula der certo, no próximo ano, será lançado um programa para recapeamento de vias urbanas, também por meio de consórcios intermunicipais.
O secretário de Agricultura e Abastecimento, João Carlos de Souza Meirelles, observou que o Pró-Estrada vai “dar os instrumentos e ensinar as Prefeituras como pesca. Nunca daremos o peixe pescado”. Meirelles informou que os recursos mensais pagos pelas Prefeituras retornarão a um fundo específico, que servirá para a aquisição de outras máquinas, beneficiando novos municípios.
Na avaliação do presidente da Federação da Agricultura do Estado de São Paulo (Faesp), Fábio de Sales Meireles, o programa é altamente social, já que vai beneficiar os municípios mais extremos do Estado e os mais carentes em recursos para gestão de suas estradas. É o caso de Ouro Verde, cujo prefeito, Odemar Carvalho Durval, assegurou que não conseguiria fazer a conservação das vicinais isoladamente. A cidade vai dividir as quatro máquinas com os outros seis municípios, formando o consórcio número seis.

320 máquinas serão repassadas para 80 consórcios

O Pró-Estrada é uma das ações do Governo Covas que visa aperfeiçoar a infra-estrutura rural e o desenvolvimento sustentável dos agronegócios no Estado. Seu objetivo é a conservação das estradas vicinais de cerca de 500 municípios agrícolas de São Paulo. Para isso, o Governo já adquiriu 320 máquinas investindo R$ 40 milhões. A meta até janeiro de 2001 é firmar um total de 80 consórcios intermunicipais para receber os equipamentos. O gerenciamento do programa está a cargo da Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo (Codasp), vinculada à Secretaria da Agricultura. A iniciativa ainda conta com apoio da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), além das secretarias estaduais dos Transportes e de Economia e Planejamento.

Confira abaixo a relação dos primeiros 44 municípios beneficiados pelo programa

Consórcio 1: Valentim Gentil, Américo de Campos, Riolândia, Cosmorama, Paulo de Faria e Álvares Florense.

Consórcio 2: Clementina, Bilac, Piacatu, Gabriel Monteiro, Santópolis do Aguapeí e Braúna.

Consórcio 3: Santo Expedito, Presidente Bernardes, Estrela do Norte, Sandovalina, Tarabaí e Álvares Machado.

Consórcio 4: Brejo Alegre, Glicério, Alto Alegre, Avanhandava, Luiziânia e Coroados.

Consórcio 5: Mesópolis, Aspásia, Dolcinópolis, Populina, Turmalina, Paranapuã e Vitória Brasil.

Consórcio 6: Mariápolis, Flórida Paulista, Ouro Verde, Dracena, Junqueirópolis, Tupi Paulista e Pacaembu.

Consórcio 7: Regente Feijó, Rancharia, Indiana, Nantes, Martinópolis e Caiabu.

Gislene Lima