Novos equipamentos no HC

Jornal da Tarde - Quarta-feira, 17 de agosto de 2005

qua, 17/08/2005 - 9h51 | Do Portal do Governo

BN Verba de R$ 21 milhões será usada para equipar o Instituto de Psiquiatria, o que vai ajudar a aumentar o número de cirurgias

JULIANA ARAÚJO

O tempo de espera para a realização de uma cirurgia de cérebro no Instituto de Psiquiatria (Ipq) do Hospital das Clínicas HC será menor a partir do fim de novembro. A estimativa é do diretor executivo do instituto, Luis Carlos Arcon. O setor é um dos beneficiados pela liberação de R$ 21 milhões ao HC – anunciada ontem pelo governador Geraldo Alckmin. O instituto de Ortopedia e o setor de Neurologia do hospital também receberão parte da verba.

Segundo Arcon, o dinheiro destinado ao Ipq será usado para equipar o centro cirúrgico, que está funcionando no prédio do Instituto do Coração. Alckmin garantiu que a terceira fase da reforma do será entregue até o fim do ano.

Com os novos equipamentos, o centro terá capacidade para realizar 800 cirurgias por ano.

A compra de um aparelho de radiocirurgia para o setor de Neurologia já está sendo negociada. Com o equipamento, não será mais necessária a cirurgia de trepanação (com o corte do crânio) para a retirada de tumores do cérebro. O aparelho também poderá ser usado para eliminar tumores em outras partes do corpo.

Pacientes do Instituto de Ortopedia também serão beneficiados com a liberação da verba. Afinal, dinheiro era o que faltava para a inauguração do novo prédio anexo ao instituto, onde funcionará, até o início de novembro, um pronto-socorro capaz de atender 200 pessoas por dia.

Durante a visita, o governador, acompanhado do secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas, inaugurou uma unidade de cirurgia refrativa no Instituto Central. Com um aparelho de ponta para a correção de miopia, hipermetropia e astigmatismo, a unidade oferecerá cirurgias gratuitas a professores da rede pública.

Segundo o diretor da Clínica Oftalmológica do HC, Newton Kara José, a triagem desses professores será organizada pelo Sindicato dos Professores da Rede Estadual em conjunto com a Secretaria de Educação. Barradas informou que a seleção deve começar em um mês e, no futuro, deve se estender a toda a população.

Alckmin anunciou também a contratação de 268 profissionais para o HC. Segundo a Secretaria de Saúde, quem já foi aprovado em concursos e não foi chamado deve preencher as vagas. O governador também disse que, em 90 dias, deverão ser liberadas 908 vagas no Instituto do Coração, com programação de concurso.