Desenvolvimento Econômico: III SP ExportAção é aberto em São Paulo

Governador Geraldo Alckmin encerra o evento, no Centro de Exposições Imigrantes

seg, 15/08/2005 - 11h46 | Do Portal do Governo

O secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, João Carlos de Souza Meirelles, abriu nesta segunda-feira, dia 15, no Centro de Exposições Imigrantes, o III SP ExportAção, evento sobre comércio exterior que se desenvolve, este ano, sob o tema “Competitividade Global: fator decisivo para o desenvolvimento”. Além do governador Geraldo Alckmin, o evento deverá reunir durante todo o dia autoridades empresariais e políticas, com destaque para os ministros Luiz Fernando Furlan (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) e Roberto Rodrigues (Ministério Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

‘Hoje vamos ouvir os maiores especialistas nos dando a sua visão concreta de como é que devemos atuar no mercado externo’, disse Meirelles. Ele afirmou que o Governo de São Paulo está trabalhando muito para resolver os quatro pilares do processo do desenvolvimento econômico: recursos humanos, infra-estrutura (rodovias, ferrovias, portos e aeroportos), logística e inovação tecnológica.

Meirelles informou que, em 2002, São Paulo havia exportado 20,1 bilhões de dólares e, em 2004, São Paulo exportou 34,5 bilhões de dólares. ‘O Estado de São Paulo aumentou em 54,5% as suas exportações neste período’, disse o secretário, destacando que esse crescimento representou a geração de 900 mil novos postos de trabalho no Estado de São Paulo. ‘No ano passado, enquanto o Brasil crescia 4,9%, São Paulo cresceu 7,7%. Estamos empenhado em aumentar esse índice’, comentou.

O ExportAção é mais uma ferramenta criada pelo Governo do Estado de São Paulo para incentivar as exportações, com o objetivo de gerar emprego e renda. O objetivo inicial, de aumentar 50% as exportações do Estado em quatro anos, foi superado rapidamente com os excelentes resultados do fluxo comercial paulista. Os esforços estão sendo centrados agora com garantia da competitividade paulista no mercado global.

Além das palestras, haverá uma feira paralela com exposição de produtos e serviços para diferentes atividades do comércio exterior, na qual se destaca um espaço especial para os arranjos produtivos organizados de todo o estado.

Macedo Júnior