Economia: Preços agrícolas têm redução de 1,01% na primeira semana de agosto

Pesquisa é do Instituto de Economia Agrícola (IEA)

seg, 08/08/2005 - 10h41 | Do Portal do Governo

Com perda de 0,26 ponto porcentual em relação ao mês passado, os preços agrícolas continuaram em queda, com variação negativa de 1,01% na primeira quadrissemana do mês de agosto, segundo pesquisa do IEA (Instituto de Economia Agrícola) da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

De acordo com o relatório apresentado nesta segunda-feira, dia 8, o IPR (índice de preços recebidos pelos produtores) manteve a tendência de queda em função da baixa nos preços dos produtos de origem animal e pressionados pela valorização do real.

Segundo pesquisadores do IEA, entre os produtos de origem vegetal, a queda de preço dos subgrupos dos grãos e olerícolas reduziu o preço desse grupo em 0,06%. No segmento animal, o recuo nas cotações de boi e leite levou a queda de 2,70% no preço do grupo.

Dos 19 produtos pesquisados pelo instituto, sete apresentaram crescimento nos preços (algodão, banana, cana-de-açúcar, laranja, soja, trigo e ovos), enquanto oito tiveram reduções (batata, café, cebola, feijão, milho, tomate, boi e leite).

Entre as altas, destaque para a soja, que subiu 4,27% nesta primeira quadrissemana. Dos produtos que apresentaram redução nos preços, destaque para a cebola, que apresentou variação negativa de 30,77%.

O relatório completo sobre o desempenho dos preços agrícolas na primeira quadrissemana de agosto está disponível no site www.iea.sp.gov.br

Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento
Assessoria de Imprensa

(RK)