Esporte: Termina a primeira fase dos 49º Jogos Regionais

Foram 13 dias de competições nas cidades de Araras, Birigui, Caraguatatuba e Jundiaí

qua, 20/07/2005 - 9h37 | Do Portal do Governo

Terminou no último domingo, dia 17, a primeira fase dos 49° Jogos Regionais do Estado de São Paulo. Foram 13 dias de competições nas cidades de Araras, Birigui, Caraguatatuba e Jundiaí. Os atletas competiram em 29 modalidades esportivas e a grande novidade deste ano foi a inclusão do surf, vela, remo, beach soccer, kung fu e canoagem.

Os municípios participantes da primeira fase encerraram as competições com festa e os grandes campeões foram conhecidos neste domingo. Em Araras o município de Americana foi consagrado o campeão, em Birigui foi São José do Rio Preto, em Caraguatatuba a cidade vencedora foi São José dos Campos, e a surpresa da 1ª fase foi Jundiaí, que sagrou seus atletas como vencedores.

Os Jogos Regionais agem diretamente no dia-dia das cidades sedes antes e durante a competição. Em um primeiro momento há a geração de empregos, pois todos os municípios contrata mão-de-obra para melhorar a infra-estrutura dos centros esportivos. Já durante os jogos há um aquecimento do turismo local, aumentando assim o faturamento da cidade, como disse o presidente da Associação Comercial de Caraguatatuba, Jorge Washington. ‘Ainda não temos uma previsão de lucro, mas percebemos uma excelente melhora nos setores de bares, restaurantes, lanchonetes e hotéis’.

A segunda fase dos jogos vai de 19 a 31 de julho, as cidades serão Assis, São Carlos, Praia Grande e Sertãozinho, que estão no aquecimento para receber mais de 6 mil atletas. Os campeões por modalidade (masculino e feminino), de cada uma das oito regiões esportivas, conquistam o direito de participar dos Jogos Abertos do Interior, que acontecerão de 10 a 23 de outubro em Botucatu. Em 2004 participaram 49.312 atletas de 425 municípios. Os Jogos Regionais já revelaram para o esporte brasileiro talentos como Paula e Hortência no basquete, Aurélio Miguel no judô e Cláudio Kano no tênis de mesa.

Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer
Assessoria de Comunicação

(LRK)