CPTM: Programa de Valorização Visual contempla mais quatro estações

Obras melhoram o atendimento aos usuários dos trens

qua, 29/06/2005 - 22h03 | Do Portal do Governo

Pequenas obras que melhoram o atendimento aos usuários, as edificações e o ambiente de trabalho nas estações da CPTM.

Essa é a proposta do PVV – Programa de Valorização Visual, que no momento contempla mais quatro unidades: Antônio João, na Linha B (Júlio Prestes-Itapevi), Rio Grande da Serra e Guapituba, na linha D (Luz-Rio Grande da Serra) e Itaquaquecetuba, na linha F (Brás-Calmon Viana).

Entre as intervenções comumente realizadas pelas equipes destacadas para atuar no PVV, destacam-se a restauração da pintura, a recuperação dos jardins e áreas verdes, adequação de bilheterias e salas de renda, banheiros e pequenas adaptações para pessoas portadoras de necessidades especiais. Algumas mudanças, como a recuperação de muros, chegam até a contribuir com a diminuição da evasão de renda.

Na estação Antônio João, por exemplo, vem sendo feita a limpeza e a pintura das paredes de salas operacionais, bilheterias e muros das plataformas – que se encontravam totalmente pichados. A operação já consumiu 400 litros de tinta. Na área externa, um trabalho paisagístico dá vida ao espaço, com o plantio de espécies decorativas.

Em Rio Grande da Serra, as obras acontecem nas plataformas. São 200 metros de alambrados substituídos por grades galvanizadas e eletrosoldadas, com elevado nível de resistência à corrosão. Esse novo produto, além de proporcionar mais proteção, garantirá um melhor aspecto visual ao local. A ação dá continuidade ao conserto do telhado e pintura das salas e sanitários, tarefas iniciadas em março.

Na estação Guapituba, as partes velhas e enferrujadas dos alambrado saíram de cena, dando lugar a novo material. Nos trechos em que era possível a restauração, uma caprichada demão de pintura na cor alumínio resolveu o problema. O próximo passo é a reforma da passarela interna.

No caso da estação Itaquaquecetuba, outros tipos de intervenções são necessárias, como a remoção dos antigos bamboles de saída e a instalação de bloqueios mecânicos para aumentar o fluxo de vazão dos usuários. A velha passarela de ferro que cruza as vias foi interditada e será demolida em breve. Na parte operacional, as mudanças proporcionarão mais segurança e conforto aos funcionários da estação, com a construção de bilheteria, dotada de vidro especial. Ainda na área disponível para a compra de bilhetes e entrada dos usuários, reparos no piso e nova pintura contribuirão para o layout remodelado. Por fim, um toque paisagístico ajudará a embelezar a unidade.

O PVV foi desenvolvido em 2004 pela Diretoria de Operação e Manutenção da companhia, com a participação das Frentes de Trabalho e recursos disponibilizados pelo Departamento de Estações e pelas Gerências de Operação das Estações e de Manutenção de Instalações Fixas. Desde então, 17 estações do sistema CPTM passaram pelo processo. Agora, essas quatro engrossam a lista.

Assessoria de Imprensa da Secretaria de Transportes Metropolitanos