Saúde: Medicina oriental chega aos hospitais estaduais

Quinze unidades já utilizam terapias como acupuntura

qua, 15/06/2005 - 10h55 | Do Portal do Governo

Tratamentos orientais, antes encontrados apenas em hospitais particulares, já estão disponíveis na rede estadual de saúde. A Secretaria de Estado da Saúde já proporciona à população as técnicas em 15 unidades e agora começa a expandir para outras.
Das 15 unidades que oferecem técnicas como acupuntura, Ioga e Linong, 12 são hospitais e três são ambulatórios de especialidades.

O Hospital Maternidade Interlagos, por exemplo, utiliza a Shantala, técnica milenar da Índia, para tratar os recém-nascidos. A terapia ajuda aliviar as cólicas dos bebês com massagens terapêuticas e colabora para um sono tranqüilo. Toda quarta-feira, às 14h, o hospital oferece um curso gratuito para os pais interessados em aprender como realizar o tratamento em casa.

A acupuntura é outra técnica oriental que faz parte dos procedimentos médicos de muitas unidades estaduais. Sete hospitais e três ambulatórios utilizam as agulhas para complementar o tratamento. Para participar das sessões, o paciente precisa ser encaminhado por uma Unidade Básica de Saúde municipal. O tratamento dura de cinco a 10 sessões. Na capital, cada ambulatório recebe 50 pacientes novos por mês (sem contar os já em tratamento). Até o fim do ano outros ambulatórios terão o projeto.

O Hospital e Maternidade Leonor Mendes de Barros, especializado em partos de alto risco, já está em fase de implementação de um programa de acupuntura voltado às grávidas.

‘A Secretaria começa a expandir estes serviços para outras unidades. A acupuntura tem sido um grande sucesso e irá para outros ambulatórios ainda este ano’, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Em Santos a Secretaria mantém o Ambulatório de Práticas Alternativas. Além de acupuntura, há métodos como massagem e homeopatia.

‘A idéia é proporcionar aos doentes dos hospitais estaduais todas as alternativas que a medicina já desenvolveu. Além de tratamento convencional, os pacientes podem receber procedimentos que auxiliam na recuperação’ diz o secretário.

Hospitais estaduais com medicina oriental

Capital

Hospital e Técnica

Hospital Interlagos – Shantala

PAM Várzea do Carmo – Acupuntura e Lien Shi

PAM Jardim Ângela – Acupuntura

Ambulatório do Hospital Pedreira – Acupuntura

Hospital Vila Nova Cachoeirinha – Acupuntura

Hospital Heliópolis – Acupuntura

Hospital do Mandaqui – Acupuntura

Hospital Ferraz de Vasconcelos – Acupuntura

Hospital São Mateus – Lianong

Hospital do Servidor Público Estadual – Acupuntura

Interior e litoral

Centro de Reabilitação de Casa Branca – Ioga

Ambulatório de Práticas Alternativas de Santos – Acupuntura

Hospital Geral de Itapecerica da Serra – Tai Shi shuan

Hospital Estadual de Vila Alpina – Ofurô para recém-nascidos

Hospital Estadual de Santo André – Acupuntura

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde

M.J.