Agricultura: São Paulo lança Campanha de Qualidade do Café

Evento será realizado nesta sexta-feira, dia 10

sex, 10/06/2005 - 9h36 | Do Portal do Governo

O cenário escolhido para o lançamento da Campanha de Qualidade Café de São Paulo não poderia ser mais adequado. Na Fazenda Santa Tereza, no 8º Dia de Campo do Café, estará em exposição a melhor tecnologia para a colheita, secagem e armazenagem do grão. Pela manhã, o secretário de Agricultura Duarte Nogueira, o presidente da Câmara Setorial do Café, Nathan Herszkowicz, e o presidente da Cocapec e do Conselho Nacional do Café, Maurício Miarelli, entre autoridades regionais e produtores, participam de cerimônia que destaca a importância dos concursos de qualidade do café realizados em cada região produtora, sobre a sustentabilidade da cultura e sobre o ciclo virtuoso da produção a venda do grão de qualidade em nossos supermercados com a edição especial dos cafés paulistas safra 2005.

A Campanha de Qualidade Café de São Paulo faz parte de uma série de ações desenvolvidas pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, através da Câmara Setorial do Café, para melhoria da qualidade do grão na linha de agregação de valor ao produto. No dia 24 de maio – Dia Nacional do Café- foi lançada a Campanha Sabor da Colheita, na qual restaurantes da alta gastronomia na capital paulista oferecem exposição dos cafés de qualidade combinado com receitas utilizando o grão. Com o início da colheita, são realizados programas de seminários, cursos, treinamentos e dias de campo regionais instruindo o cafeicultor neste momento decisivo para a garantia da qualidade. Depois disto, são realizados concursos regionais de qualidade que culminam com o 3º Concurso Estadual em outubro, seguido do lançamento da 3ª Edição Especial dos Cafés Safra 2005.

Estes mesmos cafés participam do Concurso Nacional do Café e da Edição Especial Brasileira.

“São ações que São Paulo faz para agregar valor ao nosso fruto, com café torrado e moído de qualidade, garantindo e conquistando novos mercados. Continuaremos a ser os maiores exportadores de grão verde, mas o aumento nas exportações do café industrializado é que trará maiores lucros ao país e gerar mais renda a toda a cadeia produtiva”, afirma o secretário Duarte Nogueira.